OPINIÃO

Teclando -30/10/2024

A prepotência no meio-fio

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A prepotência no meio-fio

O sistema de estacionamento rotativo na área central de Passo Fundo, como está no próprio nome, foi criado para dar rotatividade nas vagas. Para os mais jovens e a fim de refrescar a memória dos outros, é necessário voltar à época em que a modalidade foi implantada. O rotativo pago foi criado atendendo solicitação (exigência!) do comércio lojista, para permitir condições de seus clientes encontrarem vagas para estacionar. Sim, o comércio exigiu e o meio-fio foi pintado de azul.

Pois bem, agora o controle do estacionamento pago enfrenta a má-índole de motoristas que se manifesta em abusos e desrespeito. O pior é que algumas pessoas do comércio, os proponentes do sistema, simplesmente não respeitam a rotatividade. Ou, ainda mais grave, uns sequer são tarifados! E, acreditem, tem até quem conta com uma espécie de “vaga cativa” em frente ao local de trabalho. Isso pode? Não. Isso não poderia, mas é o que ocorre em alguns pontos. A situação fica ainda mais grave quando aflora a ignorância daqueles que negam tudo, inclusive as leis. Há motoristas que ameaçam verbalmente os monitores amedrontando-os com futuras agressões físicas.

Dia desses, conversei com Rodrigo Wagner, chefe do Estacionamento Rotativo, que veio ao centro para dar apoio a um monitor vítima de ameaça. A gravidade desse tipo de conduta é tamanha que muitos necessitam de acompanhamento psicológico e outros desistem de atuar na função. Ou seja, o agente público é desrespeitado e vilipendiado enquanto os infratores se acham os bons de cola. Isso é a falsa malandragem que resulta da ignorância escorada na prepotência. Se existe um sistema, esse molde vale para todos. Todos devem respeitar a rotatividade, inclusive usuários com cartão de idoso. E o comércio, proponente e maior interessado no rotativo, deve dar o mais rigoroso exemplo de boa conduta.

 Carlos Alceu Machado

Na semana passada, fui ao Cine Laser do Passo Fundo Shopping assistir uma produção 100% passo-fundense: “Por Uma Alegre Meia Tarde”, de Jorge Salton. Um belo e provocante roteiro, análogo ao tempo, para cutucar sobre nossas condutas e omissões. O diretor Felipe Lemos soube conduzir muito bem a proposta de Salton. As canções de Paulo Reichert passaram longe do fígado para tocar o coração. E, lá pelas tantas, surgiu mais um talento passo-fundense em longo e impecável diálogo: Carlos Alceu Machado. Sim, desta vez Salton colocou no elenco um ator de patamar astronômico. Mas, como o amadorismo protagonizou o filme, não houve um centavo de verba pública e nem de leis de incentivo. Além disso, todos com sotaque passo-fundense. Um baita filme! Que venha o próximo...

Batatas

Sábado, dia 09, tem a festa dos 15 aninhos do Batatas. Mas não é festa de debutantes, pois o bicho vai pegar. A parceria com a Festivas Conecta terá 19 atrações musicais, mais de 30 artistas, expositores, food trucks e muito líquido rolando. Assim como seu Menor Palco do Mundo, nosso Batatinhas tem espaço gostoso e aconchegante, porém pequeno para todos os corações que por lá pulsam. Então a festa de 15 anos será no Palazzinho da Vera Cruz. Festão que começa às 15 horas (isso mesmo, revisão) e vai até lá pelas 4 da matina de domingo. Festão diuturno, levantando poeira com muito rock na veia. O Batatas merece. Antes que perguntem, é claro que o Zé Tendeu estará no agito.

Concertos Comunitários Zaffari

O Grupo Zaffari, há 37 anos, presenteia a comunidade gaúcha com os Concertos Comunitários Zafffari, levando música erudita, popular e contemporânea ao público. No próximo sábado, 02 de novembro, às 19h30, será na Catedral Nossa Senhora Aparecida aqui em Passo Fundo. Sob regência do maestro Evandro Matté, a Orquestra Theatro São Pedro, com os solistas Elisa Machado (soprano) e Daniel Germano (barítono) trazem Bizet, George Gershwin, Franz Lèhar, entre outros. Isso, sim, é uma grande iniciativa em prol da arte e da cultura. Sempre aplaudida em pé.

Pastelaria

A exigência de filtros para tratamento de resíduos gasosos (fedor de fritura e etc) de bares e restaurantes é para todos ou vale apenas para alguns?

Centenário

Se a festa de 15 aninhos do Batatas vai bombar, imaginem a do Centenário de O Nacional, para o qual faltam apenas 201 dias.

Trilha sonora

Lara Fabian e Hauser – Caruso


Gostou? Compartilhe