OPINIÃO

Conservadores, Progressistas, Reacionáros (1)

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+


 

PANTA REI: NADA DO QUE FOI SERÁ DO JEITO QUE JÁ FOI UM DIA

            Panta rei (tudo passa) é uma célebre expressão utilizada por Heráclito (c.500-450 a.C.), filósofo grego, que disse que o mundo está em perpétuo movimento, que nada é permanente, salvo a mudança. “Ninguém entra no mesmo rio uma segunda vez, pois quando isto acontece já não se é mais o mesmo. Assim como as águas que já serão outras.” Lulu Santos e Nelson Motta descrevem o mundo em perpétua mudança numa bela canção:

Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia

Tudo passa, tudo sempre passará

A vida vem em ondas, como um mar, num indo e vindo infinito

Tudo o que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo

Tudo muda o tempo todo no mundo

 

TENDÊNCIAS POLÍTICAS NUM MUNDO EM MOVIMENTO

Sociedades em constante mudança provocam diferentes posturas no universo político. Progressismo, conservadorismo e reacionarismo, expressões politicamente consagradas, refletem essa situação de um mundo sempre em mudança, em que tudo é movimento e que nada pode permanecer parado

 CONCEITOS SÃO AMBÍGUOS

Um alerta: conceitos são universais e por isso são enganosos. Se dissermos que vimos um cachorro todos saberão que bicho é, mas não o bicho real, se ele é grande, pequeno, preto ou marrom etc. Portanto, os conceitos se prestam, quase sempre, a ambiguidades. Um sujeito pode ser conservador, liberal e, até mesmo, reacionário ao mesmo tempo. Ouvimos a toda hora gente se definindo como conservador em relação aos costumes e liberal quando se trata de economia.

 CONCEITOS POLÍTICOS COMO ARMAS

           Nas lutas políticas é costumeiro os conceitos políticos serem utilizados como armas para atacar e insultar adversários, e não como formas objetivas de analisar a realidade política. É comum serem usados com conotação negativa. É o que acontece, por exemplo, na América Latina, com a expressão “conservadorismo”. Na cultura anglo-saxônica essa tendência política é vista como um comportamento político saudável, imprescindível para um regime político democrático. Essa visão reprovável do conservadorismo na América Latina reflete, em parte, uma crítica às enormes desigualdades e exclusões sociais.

 DE ESQUERDA OU DE DIREITA

           Essa ambiguidade dos conceitos políticos me faz lembrar alguém me perguntando se eu era de esquerda ou de direita. Respondi de maneira bem simples: depende de quem estaria ao meu lado. Ao lado de um comunista, adversário da democracia liberal e da economia capitalista, a qual Adam Smith chamou de “sistema da liberdade natural”, estarei à direita. Ao lado de um militante exaltado e furioso, que pede intervenção militar, fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal, certamente estarei à esquerda. Como cantou Raul Seixas, “prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.

 AVANÇO RÁPIDO OU A PASSO DE CARACOL

           A postura política diante do ritmo das mudanças a que todas as sociedades estão sujeitas permite que se possa caracterizar e identificar diferenças, talvez até semelhanças, entre conservadores, progressistas, reacionários e revolucionários. E isso fica para a próxima semana.

 

 

Gostou? Compartilhe