Duas placas sinalizadoras de limite de velocidade e duas lombadas eletrônicas, instaladas na avenida Brasil, próximo ao trevo do bairro Petrópolis/São José, amanheceram pichadas nesta segunda-feira. O local fica a menos de 200 metros da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, que funciona 24 horas.
Em três placas, os vândalos pintaram de preto todo o número 5, deixando aparente apenas o zero. Na outra, os dois números foram cobertos pela tinta. O problema foi identificado ainda pela manhã pelo funcionários da empresa Kopp, responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos em Passo Fundo, que orientou a substituição imediata dos adesivos e das placas. A troca foi feita na tarde de ontem.
Segundo o diretor de operação da empresa, Marinho Stangherlin, o problema do vandalismo é enfrentado em quase todas as cidades onde a Kopp mantém equipamentos. Ele explica que não há como prevenir este tipo de ação, já que a altura das placas tem de respeitar o Código de Trânsito Brasileiro, mas garante que a população pode ajudar a inibir a ação dos delinquentes.
“Se alguém presenciar uma ação destas deve imediatamente ligar para o 190 da Brigada Militar”, frisa. O vandalismo incorre no crime de dano ao patrimônio público, que geralmente tem a pena revertida em multa e serviços comunitários.