Insegurança: Além de danos materiais, crimes deixam traumas nas vítimas pela violência das ações
Eder Calegari/ON
Era pouco depois das 21 horas e nem a claridade do horário de verão inibiu um assaltante de chegar armado e roubar de cara limpa, um carro de dentro da garagem de uma casa da rua Paissandu, bairro Boqueirão. Poderia parecer apenas mais um roubo, não fosse o fato de que este foi o segundo veículo levado da família em pouco mais de um mês. No outro caso, uma camionete Ranger foi roubada. A mesma foi localizada dias depois incendiada em uma estrada do interior de Passo Fundo. A vítima teve perda total, a camionete não tinha seguro. Casualidade ou não, o certo é que a família está ainda mais com medo. Devido à insegurança, já pensa em mudar de endereço.
“Meu filho de 24 anos acabara de chegar com a namorada e a mãe dela e surpreendentemente o ladrão havia entrado junto na garagem. Não há mais limites para os assaltantes. Somos reféns da insegurança até mesmo dentro de casa” argumentou o aposentado de 55 anos, que mora a 20 no bairro onde a rotina, segundo ele, tem mudado a cada dia que passa.
Além do trauma, uma marca de tiro na porta da residência, lembra a ação do assaltante que disparou uma vez contra a vítima na noite do roubo. O Civic de cor azul que foi levado nesta ocasião, havia sido comprado a quatro dias. Ele foi localizado nesta semana sem o aparelho de som e outros itens, quando estava abandonado em um acesso próximo da Perimetral na vila Jardim.
Mais de cem casos este ano
Segundo dados da Brigada Militar este ano em Passo Fundo, foram mais de 115 ocorrências de furto e roubo de automóveis na cidade. Em 2009 houve uma diminuição de 20% nestes delitos, se comparado com o ano anterior onde o número chegou a 722 casos. A orientação é para que as vítimas não reajam a assaltos, comuniquem a polícia dos pedidos de resgate e se cerquem na medida do possível, de dispositivos de segurança como alarmes e bloqueadores. Ao chegar em casa e perceber a presença de estranhos, o aconselhável é não parar o carro. A Brigada Militar deve ser acionada.
Outros casos
Na tarde de segunda-feira, (22), um automóvel Gol de cor azul, placas de Passo Fundo, foi furtado da rua General Netto, próximo de uma faculdade. A vítima, um motorista de 51 anos, deixou o mesmo estacionado por cerca de 10 minutos e ao voltar, não mais encontrou o carro. No mesmo dia, porém á noite, uma mulher de 30 anos teve a motocicleta Biz de cor preta, roubada próximo de uma clube da rua Pedro Bonafé no bairro São Cristóvão. Ela contou a polícia que estava trafegando quando foi surpreendida por dois assaltantes que estavam de capacete em outra motocicleta. Dinheiro e documentos também foram levados pela dupla.
Também na noite de segunda-feira, um Passat de cor verde com placas de Passo Fundo foi roubado de uma aposentada de 78 anos. A vítima informou a polícia que estava saindo de casa com o filho quando foi abordada por dois homens, um deles com revólver, que anunciaram o roubo e levaram o veículo, dinheiro e uma bolsa, quando ela estava na rua São Lázaro no bosque Lucas Araújo.
Carro recuperado
Um Fox de cor branca, placas de Passo Fundo, foi localizado pela polícia na rua São Sepe no bairro Hípica. O carro havia sido roubado no ano passado, sendo encontrado apenas a carcaça do mesmo. Uma ligação anônima ajudou a Brigada Militar a chegar no local da apreensão.