Eder Calegari/ON
A sensação é de insegurança e medo para um comerciante de 34 anos e seus funcionários, cuja loja está instalada na avenida Brasil, Centro de Passo Fundo. Pela segunda vez neste ano, em pouco mais de 30 dias, o estabelecimento foi alvo dos ladrões. Em ambos os casos, não havia policiamento na rua, próximo da loja assaltada, relatou a vítima.
“Câmeras para monitorar veículos nos semáforos e aplicar multas existe para todo lado. Já as de segurança pública, não estão funcionando, não dão lucros a ninguém”, queixou-se o comerciante, que no final da manhã de ontem teve o malote levado de frente à loja, no momento em que um funcionário deslocava a pé até uma agência bancária que fica quase ao lado, para efetuar o depósito. Próximo dali existe uma câmera de monitoramento da Brigada Militar, que não inibiu a ação dos ladrões, pois segundo a vítima, não estaria funcionando.
O comerciante disse que da primeira vez, o dinheiro do caixa foi roubado. Já no episódio de ontem, dois indivíduos, um deles armado com um revólver, renderam o funcionário no passeio público e levaram o movimento do final de semana. O roubo foi registrado na polícia e o caso vai ser investigado.
O que diz a Brigada Militar
Segundo a Brigada Militar, pelo definido no projeto de instalação das câmeras nas ruas, cabe à prefeitura a manutenção. Dois equipamentos não estão gerando imagens por problemas técnicos na malha de fibra óptica, responsável por transmitir até a Sala de Operações da Brigada Militar. Sobre o policiamento na região central da cidade, o Tenente Coronel João Darci Gonçalves da Rosa, comandante do 3º RPMon, (Regimento de Polícia Montada) da Brigada Militar, reforçou que é feito policiamento com viaturas, a pé e também por bicicletas (Bike Patrulha), nas ruas centrais.
O que diz a prefeitura
O secretário de Mobilidade e Serviços Urbanos, Adelar Aguiar, disse que o equipamento em questão, denunciado pelo comerciante, está funcionando. Um funcionário é destinado especificamente para a manutenção das câmeras. Quanto ás duas que apresentam falhas e ainda não foram corrigidas, o problema exige reparo técnico da empresa que fez a instalação, o que deve ser providenciado nas próximas semanas.
Comerciante questiona funcionamento de câmeras
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