Eder Calegari/ON
Uma briga por volta das 14h de ontem teve de ser controlada pelos agentes penitenciários do Presídio Regional de Passo Fundo. Durante o banho de sol, dois detentos, de 23 e 25 anos, começaram uma discussão. Pouco depois, os dois começaram a lutar.
A confusão foi logo controlada pela guarda interna e os presos retornaram para suas celas. Durante o banho de sol, havia quase cem detentos no local. Apesar do tumulto, a rotina não foi alterada. Os dois envolvidos vão ser responsabilizados.
Coleta seletiva de lixo
Um bom exemplo também vem do presídio. A direção da casa está discutindo com a Secretaria do Meio Ambiente, uma maneira para adotar coleta seletiva para todo o lixo que é produzido no local. Hoje o recolhimento não é separado. Palestras já foram realizadas pela secretaria para alguns apenados, que devem ser multiplicadores da ideia dentro de cada cela.
Segundo Marco Antônio da Silva, diretor do presídio, ainda não há uma data certa para que a coleta seja implantada, mas a mobilização já começou. "Vamos capacitar alguns apenados, para que sejam facilitadores do projeto e fiscalizem a separação do lixo nas celas. Eles vão ser beneficiados pela remissão de pena - para cada três dias de trabalho, um é diminuído do total da pena" explicou.
O secretario Clóvis Alves, titular da pasta do Meio Ambiente, esteve no presido para falar sobre o projeto. De acordo com ele, a coleta seletiva do lixo vai resultar na produção de adubo orgânico para abastecer o viveiro e uma horta instalados no presídio. A separação correta, além de ajudar na preservação do meio ambiente, vai destinar também, material reciclável para cooperativas de catadores da cidade.
Esse trabalho vai integrar as ações do projeto Cara a Cara com a Liberdade, onde os detentos estão recebendo noções de preservação ambiental e participam de uma estufa de produção de mudas, instalada pela Secretaria do Meio Ambiente em uma área nos fundos do albergue do regime semiaberto.