Uma briga entre índios caingangues que vivem em uma área invadida as margens da BR-285 em Mato Castelhano, resultou em dois feridos e seis índios presos. A ação foi na madrugada de sexta-feira, (26).
Segundo a polícia, no acampamento vivem 12 famílias de duas reservas distintas, que aguardam a liberação de terras em uma reserva próxima, a qual a desapropriação, está em fase de estudos pela Funai. A área tem mais de três mil hectares, afirmam os índios. A briga teria iniciado por divergências entre os grupos, com a suposta divisão das terras, que pode vir a ser feita, caso a área seja destinada aos caingangues.
A confusão foi em um bar que funcionava em um barraco junto ao acampamento. As duas vítimas ficaram feridas por disparo de arma de fogo e por golpes de facão. Elas foram encaminhadas para o Hospital da Cidade, em Passo Fundo, onde permaneceram internadas. Um dos índios apresentava estado de saúde grave e realizou procedimento cirúrgico.
O bar foi incendiado pelos índios durante a briga, que ainda danificaram dois veículos que estavam no acampamento.
Autuados em flagrante
Duas unidades do Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar foram acionadas para pacificar o conflito. Não houve confronto e a rodovia não foi bloqueada. Seis índios acabaram sendo presos em flagrante e foram encaminhados até a Delegacia da Polícia Federal de Passo Fundo, onde foram autuados por richa qualificada, tentativa de homicídio e formação de quadrilha.