Eder Calegari/ON
Com foco na diminuição de ocorrências envolvendo drogas, jogos de azar, locais de desmanche e demais crimes, foi lançada ontem pela Brigada Militar a Operação Centauro Alunos. Nos próximos dias, 80 soldados que estão finalizando a formação policial militar vão atuar nas ruas. A operação acontece nos diversos comandos regionais e unidades de ensino da corporação. O trabalho consiste também em policiamento ostensivo, fiscalização e formação de barreiras em pontos estratégicos.
Os soldados foram aprovados em concurso e iniciaram a formação em outubro. Em Passo Fundo são duas turmas, uma no quartel do 3º RPMon e outra no Batalhão de Operações Especiais, que tem sede no antigo quartel. Na área do CRPO Planalto, nos município de Passo Fundo, Carazinho e Erechim, aproximadamente 160 alunos estarão em atividade, dando apoio ao efetivo orgânico nas atividades operacionais.
Reforço no Estado
A ação será realizada em todo o Rio Grande do Sul. Haverá policiamento a pé e montado e policiamento nos bairros. Será um reforço operacional de 3.550 policiais com o objetivo de produzir resultados positivos nas ações de segurança pública desenvolvidas pela Brigada Militar. Mesmo sendo a maior inclusão já realizada na história da corporação, que representa 17% de acréscimo, o déficit de policiais militares ainda é sentido, principalmente em cidades do interior com menos de 5 mil habitantes que contam efetivo reduzido.
Cerimônia de formatura
Para a sexta-feira, (16) está programada a cerimônia de formatura dos novos soldados militares. O local será o quartel do 3º RPMon, às 16h.
Mais policiais nas ruas de Passo Fundo
· 1 min de leitura