Eder Calegari/ON
Do início do ano até agora o trabalho da Brigada Militar no combate ao tráfico de drogas em Passo Fundo resultou não somente na prisão de traficantes que chefiavam o comércio de entorpecentes em bairros da cidade mas também no fechamento de pontos conhecidos pela comercialização de drogas.
Ontem, um casal que morava em uma casa em construção na rua Niterói, bairro Valinhos, foi surpreendido com a chegada de homens e viaturas do BOE (Batalhão de Operações Especiais). Havia 87 denúncias contra o casal, de que no local funcionava uma boca de fumo. O vai e vem de traficantes e usuários de drogas era constante, principalmente à noite.
Durante a abordagem, uma criança de menos de dois anos, filha do casal, estava na casa e foi entregue a um familiar. A polícia não confirma, mas existe a suspeita de que o acusado integre o grupo de Ney Machado, traficante que está detido no Presídio de Charqueadas por chefiar uma das mais importantes quadrilhas dedicadas ao tráfico de entorpecentes. As drogas eram trazidas do Paraguai para serem distribuídas no Estado. O homem preso ontem era responsável por abastecer o mercado de drogas da região da grande Vera Cruz.
Materiais aprendidos
Duas camionetes da polícia foram necessárias para transportar os objetos aprendidos na casa até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento no bairro Petrópolis. A polícia suspeita que os aparelhos de TV, de DVD, de som, computador, eletrodomésticos e diversos objetos eram roubados e recebidos pelo traficante como forma de pagamento pelas drogas.
Foram apreendidos ainda na casa mais de 40 pedras de crack, um quantidade de maconha e uma porção de cocaína. A droga estava escondida em um cano enterrado. Materiais de construção e objetos camuflavam o local.
Também foram encontradas duas buchas de maconha dentro da porta de uma Saveiro que estava em frente à casa.O carro foi recolhido ao pátio do guincho. Uma quantidade expressiva em dinheiro e cheques também foi recolhida.
Com o auxílio de enxadas, os policiais vasculharam outras partes da casa que estavam em construção.
Ajuda animal
Um cão da raça labrador auxiliou os agentes a encontrar as drogas. A cadela Sami tem três anos e foi treinada especificamente para farejar substâncias tóxicas. Segundo informações do BOE, a Brigada Militar dispõe de 13 cães farejadores das raças labrador e pastor alemão, para busca por pessoas ou substâncias.
Buscas continuam
Existem ainda dezenas de locais de venda e consumo de drogas espalhados em vilas e bairros de Passo Fundo em pleno funcionamento e é fundamental que as pessoas continuem denunciando, para que a Brigada Militar realize o combate. A denúncia pode ser feita de maneira anônima pelo telefone 190.
Para o capitão Navarro, comandante da 1ª Cia de Operações Especiais do BOE, o importante é que os pontos conhecidos do tráfico estejam sendo extinguidos. "Para nós não importa tanto a quantidade de drogas apreendida em uma operação de combate ao tráfico, o que vale é saber que existe entorpecente no local, para poder ser feita a prisão dos responsáveis pela boca de fumo" destacou.