Reincidência preocupa polícia

Do início do ano até agora, pelo menos 37 pontos de comercialização e uso de drogas foram fechados pela polícia em Passo Fundo, uma média de uma a cada três dias. Apesar da ação, vários desses locais voltaram a funcionar

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Eder Calegari/ON

De janeiro até ontem a polícia desarticulou pelo menos 37 pontos diferentes na cidade que funcionavam como bocas de fumo. Apesar das detenções, em alguns desses locais, a reincidência é algo que preocupa o trabalho das autoridades policiais. Em um dos casos, nesse mesmo período, uma boca de fumo da vila Cruzeiro chegou a ser fechada três vezes em um curto espaço de tempo. No bairro Operária outro exemplo, um ponto foi desarticulado quatro vezes, em intervalos regulares de 15 dias.

Major Zanotelli, que está respondendo pelo comando do 3º RPMon, explica que isso pode vir a ocorrer por que outras pessoas ligadas aos traficantes presos em flagrante continuam comercializando drogas. "Há casos que parentes de traficantes ou pessoas que têm ligação com eles reativam o ponto, aproveitando que o local já é conhecido dos usuários", destacou. Apesar da reincidência, a polícia afirma que todas as denúncias que chegam aos telefones gratuitos 181 ou 190 são checadas e as prisões são feitas.

Os números do tráfico
Pelos registros da Brigada Militar, nos 37 pontos de drogas desarticulados, foram detidas 81 pessoas. Dessas, mais de 40 foram autuadas por tráfico de drogas ficando à disposição da Justiça no presídio regional. As demais foram ouvidas e enquadradas como usuários, sendo liberadas depois de feito o boletim de ocorrência.

O mapa do crime
Na imagem de satélite fornecida pela Brigada Militar, os pontos em vermelho mostram as bocas de fumo fechadas em um determinado período em Passo Fundo. De acordo com o comando, todas as ocorrências estão sendo mapeadas e ficam à disposição da polícia para consulta e registro. O sistema ajuda também a definir em quais pontos a fiscalização policial vai ser intensificada.

Mais três prisões ontem
Um casal foi preso pela Defrec (Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas) no final da tarde de ontem, acusado de tráfico de drogas. Segundo o delegado Adroaldo Schenkel, o casal já estava com prisão preventiva decretada pela Justiça pelo mesmo delito e estava sendo investigado há 40 dias. O homem que estava completando ontem 44 anos já tinha passagem na polícia por tentativa de homicídio, furtos e roubos.
Na casa do casal, na rua Benedito Acauã, vila Luiza, foram apreendidas cocaína e uma quantidade de crack que renderiam mais de 200 pedras. Cigarros, dinheiro, munição e outros materiais também foram apreendidos. Imagens captadas pela equipe de investigação mostram um jovem no local que ofereceu a roupa em troca de pedras de crack. Como não foi aceito, ele deixou o par de calçados e foi embora descalço, mas com a droga nas mãos. As cenas ajudaram a comprovar a existência do ponto de entorpecentes naquele endereço.

Gostou? Compartilhe