Eder Calegari/ON
Com um efetivo de aproximadamente 120 policiais, o 3º BOE (Batalhão de Operações Especiais) completou neste mês, cinco anos de atividades na região. Há dois anos, o comando está sob a responsabilidade do major André Luis Ottonelli Pithan.
Nos últimos meses, os policiais militares do BOE têm se destacado no combate ao tráfico de drogas. Somente em 2010 já foram fechados mais de 20 pontos de venda de entorpecentes no município. Também foram realizadas dezenas de prisões em flagrante de indivíduos criminosos.
Ao longo dos anos, o batalhão já pacificou ações como a rebelião no Presídio Regional de Passo Fundo, em 2005, quando cerca de 500 presos queimaram colchões e danificaram grades e paredes na tentativa de fuga, além de intervenções em acampamentos indígenas, do MST e outros conflitos.
Para major Pithan, trata-se de uma honra pertencer ao batalhão. Ele garante que o desafio está em manter a qualidade e a excelência do serviço prestado à comunidade. "O sentimento é de realização e de agradecimento por ter a oportunidade de conduzir tão valorosos homens e mulheres que compõem esse batalhão. A missão de trabalhar com operações especiais em ocorrências de maior vulto, movimentos sociais, rebeliões, revistas em presídios, cumprimento de mandados judiciais e todo apoio aos órgãos que compõem o sistema de segurança pública é árdua, técnica e expositiva, porém, extremamente gratificante e prazerosa pelos resultados alcançados. Conseguimos medir isso pelo retorno que vem da comunidade" destaca.
Como foi criado o BOE
O Batalhão de Operações Especiais foi criado por decreto estadual em razão da grande demanda de operações especiais na metade Norte do Rio Grande do Sul e foi instalado em 17 de Maio de 2005, na sede do antigo quartel. O batalhão tem por missão atuar em eventos especiais garantindo a segurança da população. Também tem a função de atuar na repressão ao crime organizado e nas situações envolvendo criminosos com maior potencial de agressividade e que trazem intranquilidade e risco à comunidade.
Formação qualificada para o atendimento
O BOE abrange 256 municípios e é composto por efetivo qualificado e preparado para situações adversas. Os policiais militares recebem treinamentos e cursos nas áreas de operações especiais, tanto na Brigada Militar e com nas polícias militares de outros estados, na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Força Nacional), nas Forças Armadas e em cursos no exterior.
Também executa trabalhos sistemáticos de apoio a outras unidades da polícia e da Receita Federal, atuando em cumprimentos de mandados judiciais, combate ao furto e roubo, contrabando, narcotráfico, policiamento de trânsito, barreiras policiais e o policiamento ostensivo, visando à prevenção dos delitos.