A polícia mais perto da comunidade

Posto móvel da Brigada Militar atua há pouco mais de um mês e já auxiliou na prisão de foragidos e localização de boca de fumo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Eder Calegari/ON

Percorrendo pelo menos dois bairros diferentes a cada dia, o posto móvel da Brigada Militar de Passo Fundo tem conseguido atingir o objetivo: ampliar a integração entre a polícia e a comunidade. Inaugurado há pouco mais de um mês, dezenas de solicitações da população, já foram levadas ao conhecimento do comando do 3ºRPMon da BM. Os dados ajudam a polícia a definir estratégias e planos para o combate ao crime e ainda a mapear locais de maior violência e insegurança.

O posto é uma iniciativa do RPMon e CRPO Planalto, com o apoio da prefeitura e da Uampaf (União das Associações de Moradores de Passo Fundo). O sargento Evandro Carlos da Silva e outros cinco policiais militares fazem o trabalho em turnos e ruas diferentes a cada dia. “Nosso maior objetivo é ouvir as demandas da comunidade. Visitamos estabelecimentos comerciais, conversamos com moradores e abordamos pessoas e veículos. É uma maneira da polícia estar mais presente com a população e conseguir diminuir os índices de violência” lembrou o sargento

O que pensa a comunidade
Proprietário de um mercado no bairro Petrópolis, o comerciante Vinicius de Moraes acredita que a presença da BM diminui a possibilidades de crimes na região onde o posto permanece. “Já fomos assaltados no início do ano e esta iniciativa aproxima o policiamento dos moradores trazendo segurança”, observa.

De acordo como major Zanotelli, comandante do 3°RPMon, o projeto do Posto Móvel Comunitário é um antigo sonho da Brigada Militar para consolidar o policiamento comunitário na cidade. O posto consiste em uma viatura média, equipada com computador e com a possibilidade de transportar um efetivo de seis policiais. "Vamos tomar ciência das questões e problemas enfrentados nesses locais", destacou.

Resultados positivos
O sargento Evandro destaca que em pouco mais de um mês de trabalho, o posto móvel também auxiliou na identificação de foragidos, prisão de traficantes e no fechamento de bocas de fumo. A recuperação de veículos roubados ou furtados também foi possível graças às denúncias que chegaram da população por onde o posto passa. Um telefone celular também foi disponibilizado ao posto móvel para receber denúncias. O número é 9991 7309.

Gostou? Compartilhe