Golpe aplicado pelo celular

Golpistas enviam mensagem falsa e tentam extorquir dinheiro das vítimas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Eder Calegari/ON

Não é de hoje que os golpistas tentam aplicar golpes pelo telefone. Nos últimos dias, aproveitando a promoção de uma emissora de televisão, que sorteia carros, TVs e dinheiro a partir da compra de um pacote de torpedos SMS, muitas pessoas têm recebido mensagens falsas, comunicando que haviam ganho um carro zero-quilômetro e R$ 10 mil em dinheiro.
A mensagem vem acompanhada de uma suposta senha e de um número de telefone fixo para o qual a pessoa deve ligar imediatamente. Um golpe, diz a polícia. Pelas regras da promoção, quatro operadoras participam com os pacotes de SMS com validade de 30 dias. As apurações acontecem todas as semanas e os prêmios são distribuídos todos os dias. O nome dos vencedores é anunciado durante os intervalos comerciais e não são enviadas comunicações pessoais.

Não caia no golpe
Segundo a polícia, os estelionatários geralmente são de outros estados e solicitam que a pessoa adquira cartões de telefone pré-pago e repasse os números para o golpista. Outras vezes é exigido depósito de valores em conta-corrente e há relatos de que é feita a clonagem de números de telefones fixos a partir da digitação de comandos numéricos solicitados pelo golpista.
A orientação da polícia é que não seja feita a ligação para o número enviado ao celular e que o registro da ocorrência seja feito na delegacia. Em caso de ter sido sorteada nesta promoção específica, a pessoa recebe uma ligação após o nome ter sido divulgado na televisão.

Gostou? Compartilhe