Presos fogem depois de serrar grades

Fuga foi durante a madrugada de ontem. Sindicância foi aberta pela Susepe e vai apurar circunstâncias do caso.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Eder Calegari/ON

Quatro detentos fugiram do Presídio Regional de Passo Fundo na madrugada de ontem. Um quinto preso, 26 anos, foi recapturado pela guarda externa, quando ainda estava no pátio da casa prisional. Eles cumpriam pena por crimes de furtos, roubos e envolvimento em assaltos. A Brigada Militar realizou buscas, mas os detentos não foram recapturados.

Segundo a polícia, a fuga foi por volta das 2h20, depois que os presos conseguiram serrar duas hastes metálicas de uma grade da cela de número 13, galeria C, e pularam para o pátio. Três policiais militares faziam a guarda externa naquele momento. Uma câmera de monitoramento flagrou a ação e os agentes penitenciários perceberam quando dois presos estavam escalando o muro com a ajuda de cordas feitas de lençóis, com nós por toda a extensão. Eles conseguiram pular o muro de concreto tendo acesso à rua.

A grade foi novamente instalada ainda na manhã de ontem. Segundo o delegado João Carlos de Oliveira, que assumiu a Delegacia Penitenciária da 4ª Região de Passo Fundo na semana passada, é aguardado agora o trabalho da corregedoria que deve vir de Porto Alegre. Conforme a assessoria de imprensa da Susepe, uma sindicância já foi aberta e deve apurar as responsabilidades e circunstancias da fuga. Ainda segundo a assessoria, o Presídio Regional de Passo Fundo tem aproximadamente 750 presos, sendo que foi projetado para abrigar pouco mais de 350.

Fugas e apreensões de materiais
Tentativas de fuga e princípio de briga já haviam sido registradas no Presídio Regional neste ano, além de casos de apreensão de celulares e outros materiais em posse dos detentos. No dia 23 de março, um princípio de tumulto teve que ser controlado durante o horário do banho de sol. Naquele dia, cinco presos teriam iniciado uma briga e utilizaram de fragmentos de tampas de algumas caixas de esgoto na agressão. Um deles se feriu e foi medicado na casa prisional. Cerca de 35 homens do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar foram acionados naquele dia para controlar a situação.

Na manhã anterior ao fato, um apenado havia tentado fugir de uma galeria do Presídio. A guarda externa da Brigada Militar, percebeu a tentativa e acionou o alarme e o preso retornou para a cela. Ele também havia serrado a grade de uma janela para a fuga.
 
Em janeiro deste ano foram três tentativas de fuga do presídio. Em uma delas, ocorrida na noite do dia 28, quando nove presos tentaram fugir de uma só vez. Os detentos estavam em uma cela aguardando transferência para outras penitenciárias, por questões de segurança e disciplina, quando foram flagrados serrando as barras de ferro da grade de uma janela. Os policiais da guarda externa perceberam a ação e comunicaram os agentes penitenciários. Três serrinhas usadas foram apreendidas pela segurança.


Seguem buscas pelos foragidos


De acordo com o major Adair Zanotelli, que responde pelo comando do 3° RPMon (Regimento de Polícia Montada), vários efetivos da Brigada Militar foram mobilizados para o trabalho de recaptura dos presos. Segundo a BM, a guarda externa do presídio é composta por três a cinco policiais militares, cujo número é acrescido conforme demanda de alguns horários. O policiamento é ininterrupto 24 horas do dia. Estão foragidos:

Eduardo Cristiano de Carvalho, 20 anos

Israel Leandro Silva da Cunha, 23 anos

Cassiano Loesch, 24 anos

Marcos da Costa Fontoura, 25 anos

Gostou? Compartilhe