Segurança que vem do céu

Aeronave policial usada em operações sobrevoou o céu de Passo Fundo e fez trabalho de reconhecimento na cidade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Eder Calegari/ON

O barulho característico do helicóptero chamou a atenção por onde ele passou, até pousar no campo que fica nos fundos do corpo de bombeiro de Passo Fundo.  A aeronave que fica até hoje na região, pertence ao 3º Esquadrão de Aviação da Brigada Militar, com sede em Caxias do Sul, e veio até a cidade para um trabalho de reconhecimento geográfico e levantamento de alguns locais, assim como fez anteriormente no município de Erechim até chegar em céu passo-fundense . O esquadrão é responsável pelo trabalho de busca, salvamento e pelo apoio a guarnições da BM que estejam em atividades terrestres. Existem duas aeronaves no 3º Esquadrão que atendem as regiões da Serra, Norte, Planalto, Noroeste e Nordeste gaúcho, e outras 17 que compõe todo o batalhão cuja sede fica em Porto Alegre.

O helicóptero tem espaço para dois pilotos e dois tripulantes. De acordo com o comandante Paulo Eduardo Dutra dos Santos, que está há quatro anos nesta atividade, a aeronave permite múltiplas missões pois consegue realizar todas as operações policiais que uma guarnição necessita.  Acompanham o comandante, o capitão Júlio e os soldados Marasca e Seminoti.

Características da aeronave

O helicóptero tem autonomia de vôo de 2 horas e 40 minutos, podendo atingir uma velocidade de até 250 km/h. Uma das grandes vantagens, segundo a equipe, é que o equipamento pode pousar em várias situações de terrenos sendo também de fácil decolagem, não se tornando refém de uma pista como é o caso dos aviões. A aeronave pode sobrevoar a baixas altitudes, de até 150 metros do solo,o que facilita operações de apoio. A guarnição destacou os últimos trabalhos em que prestou apoio, como na ocorrência de busca a assaltantes na cidade de Coronel Pilar e mais recentemente aos bandidos que assaltaram uma agência bancária no município de Gramado dos Loureiros. Os policiais das alturas, vestem uniformes verdes de tecidos anti-chamas e são capacitados especificamente para o trabalho de policiamento aéreo.

Gostou? Compartilhe