Polícia desarticula quadrilha que traficava na região

Material apreendido pelos agentes era suficiente para fazer 1,6 mil pedras de crack. Parte da droga era comercializada no município de Carazinho

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Eder Calegari/ON

Em uma ação desencadeada na manhã de ontem pela Polícia Federal, Brigada Militar e Polícia Civil, denominada Operação Rio Branco, foi desarticulada uma quadrilha especializada no tráfico de cocaína e crack. De acordo com a polícia, o esquema foi descoberto a partir da atuação de traficantes na cidade de Santa Maria. Foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão em 12 cidades do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, além de 40 mandados de prisão.
A investigação começou em agosto do ano passado e revelou que o grupo de traficantes estabelecidos em Santa Maria agia de maneira coordenada em Porto Alegre, Carazinho, Caçapava do Sul, Cruz Alta, Nova Hartz, Parobé, Novo Hamburgo e Foz do Iguaçu. Dois dos traficantes já eram detentos e gerenciavam o tráfico de dentro da Penitenciária Modulada de Ijuí.
Durante o período de investigação foram presas 21 pessoas, sendo que 16 delas foram detidas em flagrante por tráfico de drogas, duas em flagrante por posse ilegal de armas e três em cumprimento a mandados de prisão. Na cidade de Nova Hartz, no dia 17 do mês passado, os agentes já haviam apreendido 108 quilos de cocaína em uma caminhonete que estava estacionada em uma revenda de veículos. Um paranaense acabou sendo preso.

Pagamento em veículos
Os traficantes pagavam as drogas que adquiriam com carros que eram comprados legalmente na Bahia, com valores mais baratos que os vendidos no Estado. A prática tinha a intenção de despistar a polícia. Já o transporte da droga era realizado em fundos falsos de automóveis. Apesar das prisões, a polícia deve continuar a investigar o caso, pois acredita não ter desarticulado completamente o grupo.

PF de Passo Fundo auxiliou no trabalho
Agentes da Polícia Federal de Passo Fundo estiveram na manhã de ontem em Carazinho em cumprimento de dois mandados de busca e apreensão. Foram abordadas duas residências, mas os suspeitos já haviam sido presos em flagrante por tráfico de drogas em outra ação policial. Ambos permanecem recolhidos na Penitenciária Estadual de Carazinho. Foram apreendidos pelos policiais um revólver calibre 38 e uma Ecoesport. De acordo o delegado Paulo Cesar Bulgos de Andrade, que participou da operação, a dupla era responsável pelo abastecimento de drogas em Carazinho. Não foram encontrados indícios de que o grupo investigado agisse na cidade de Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe