Educar para prevenir

BM forma nova turma no programa que tem como objetivo coibir a violência e o uso de drogas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Eder Calegari/ON

Autoridades militares, pais e convidados participaram da formatura dos quase 600 alunos de sete escolas municipais de Passo Fundo - Senador Pasqualini, Nossa Senhora Aparecida, Jardim América, Cel. Sebastião Rocha, Romana Gobbi, Antonino Xavier e Santo Antonio -, que receberam o certificado de participação no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), desenvolvido pela Brigada Militar.

A solenidade foi ontem à tarde, no centro de eventos Igaí, na Av. Presidente Vargas, bairro São Cristóvão. O Proerd é desenvolvido desde 1998 nas escolas do Estado e baseia-se no programa estadunidense Drug Abuse Resistance Education. As aulas são ministradas por um PM fardado e por professor, uma vez por semana, e é dirigido, principalmente, a alunos com idades entre nove e 13 anos. Nessa faixa etária, os alunos estão mais suscetíveis a ceder às pressões para que experimentem drogas ou até mesmo desenvolver ações que gerem violência. Composto por 17 lições que tratam de temas como segurança pessoal, maneiras de dizer não às ofertas de drogas e ao uso de entorpecentes, o programa também aborda autoestima, noções de cidadania, pressão dos companheiros e consequências do uso das drogas lícitas (principalmente o álcool e o cigarro) e ilícitas. As lições do Proerd são acompanhadas por uma cartilha especialmente preparada e distribuída aos alunos e ministradas por meio de estudos programados, encenações teatrais e trabalhos em grupos para estudantes e palestras para pais e professores.

Proerd em Passo Fundo
Atualmente, a Brigada Militar conta com 551 policiais militares instrutores voluntários. Em Passo Fundo, são três instrutores atuando de forma efetiva, o soldado Lucio Alebrant, mentor do Proerd, e os soldados Daniela Jacobs da Rosa e Ana Regina. Na cidade o programa é desenvolvido desde o ano de 2000 e já atingiu mais de 45 mil adolescentes. Em 2010 a intenção é formar mais de mil jovens.

Gostou? Compartilhe