Cinco anos de instalação do 3º BABM

Brigada Militar comemora o aniversário do batalhão responsável pela fiscalização de crimes ambientais e dos trabalhos de prevenção em mais de 240 municípios do norte do Estado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Eder Calegari/ON

Uma solenidade marcou o aniversário dos cinco anos de instalação do 3ºBABM (Batalhão Ambiental da Brigada Militar), com sede em Passo Fundo. Convidados, representantes de entidades e autoridades militares estiveram presentes no evento que ocorreu ontem à tarde, no quartel do 3ºRPMon. O coronel Jorge Luiz Agostini, comandante do Comando Ambiental da BM, e o major Eliel de Souza Roque, comandante do 3ºBABM, apresentaram alguns resultados de operações e falaram da atuação do batalhão nos 241 municípios do Norte gaúcho. Atualmente o efetivo é composto por 141 policiais que trabalham em ações de combate, fiscalização e prevenção de crimes ligados ao meio ambiente.

Durante a solenidade, ocorreu a entrega da comenda do Comando Ambiental para autoridades e pessoas que se destacaram em atividades em benefício da preservação ambiental em Passo Fundo. Segundo o major Eliel, o desafio da corporação para o futuro está na construção do prédio que vai abrigar a sede do batalhão. Parte dos recursos, cerca de R$ 200 mil, já foi liberada através de uma verba do Fundo Municipal para o Meio Ambiente. A unidade deve ser construída nos fundos do terreno onde fica o quartel do 3º RPMon e vai dispor de um local para atendimento ao público além de concentrar o efetivo, viaturas do batalhão e de abrigar salas para o trabalho de educação ambiental.

Patrulheiros Ambientais Mirins
Na solenidade também estiveram presentes seis alunos de escolas de Passo Fundo que participam do projeto Patrulheiros Ambientais Mirins. Ao todo 190 estudantes, só neste ano, foram inseridos em atividades de cidadania, noções de preservação e puderam também acompanhar de perto, através de visitas e aulas práticas, por exemplo, o processamento dos resíduos no aterro sanitário, o trabalho da vigilância sanitária  e outras abordagens ligadas à conservação da natureza.


Gostou? Compartilhe