Aumenta roubo de carros em Passo Fundo

Vítimas têm sido feitas reféns dos bandidos e até agredidas. Ontem, quatro homens foram presos pela polícia, acusados de roubar veículos. Um deles foi baleado na perna durante confronto com a Brigada Militar e outros dois eram do regime semiaberto

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Eder Calegari/ON

Praticamente todos os dias têm ocorrido registros de roubo de veículos, cujas vítimas estão sendo feitas reféns dos bandidos e, em alguns casos, são até agredidas. No início da noite de quarta-feira (28), um radialista de 45 anos foi a vítima. Ele teve seu Golf de cor branca, quatro portas, placas LOO 7461, roubado. De acordo com a vítima, ele estava na rua Moron, quando foi surpreendido por dois homens armados com revólveres. Eles obrigaram a vítima a passar para o banco do carona e seguiram até o trevo da vila Jardim. Os assaltentes o agrediram a socos, o deixaram próximo a um cemitério e depois fugiram em direção à vila Luiza. A Brigada Militar foi acionada, buscas foram feitas, mas o carro não foi recuperado.
Também na noite de quarta-feira os ladrões roubaram uma camionete Toyota Hilux de cor preta que pertencia a um agricultor de 33 anos. Segundo a vítima, ele estava chegando na rua Carolina Vergueiro, próximo a um supermercado, quando foi surpreendido por dois homens que estavam armados com revólveres. Os assaltantes mandaram o agricultor descer do veículo e entregar as chaves. Um deles assumiu o volante e ambos fugiram em direção ao bairro Petrópolis levando também documentos pessoais e cartões bancários da vítima, além de um talão de cheques. A ação foi muito rápida e a vítima não conseguiu perceber as características dos ladrões.

Casal feito refém
Praticamente no mesmo horário, por volta das 20h50, um administrador de empresas de 30 anos e sua esposa foram vítimas de roubo de veículo. Eles estavam próximos a uma revenda de automóveis da rua Vinte de Setembro, no Centro, quando foram abordados por dois homens armados com revólveres que mandaram o casal passar para o banco de trás do Corsa Hatch. Eles permaneceram o tempo todo de cabeça baixa sem olhar para os assaltantes. Os ladrões seguiram até a localidade de São Pedrinho, interior do município, onde abandonaram as vítimas e fugiram com o veículo, levando também documentos, dinheiro e alguns pertences do casal. Os casos serão investigados pela Polícia Civil.

Automóvel furtado
Um Chevette de cor branca foi furtado na noite de quarta-feira na rua Quinze de Novembro, Centro de Passo Fundo. A vítima havia deixado o veículo estacionado no local. Na manhã de ontem o carro foi encontrado pela Brigada Militar, abandonado na rua Monteiro Lobato, no bairro Jerônimo Coelho. O Chevette estava sem as rodas, bateria e equipamentos obrigatórios. Também ontem uma motocicleta CB 300 de cor vermelha, que havia sido roubada, foi localizada depenada na rua Gaspar Egon Stangler, no bairro Zachia. A moto estava abandonada ao lado de uma borracharia.

Ação não se restringe a um único grupo
A polícia acredita que sejam vários os grupos agindo na cidade e que não se trata apenas de uma quadrilha especializada no roubo de carros. De acordo com o delegado Adroaldo Schenkel, titular da Defrec, os últimos registros mostram um aumento no número de casos de roubo e de ocorrências em que as vítimas são feitas reféns, algumas inclusive, sendo agredidas pelos marginais. "Existem situações onde os bandidos roubam o carro para pedir o pagamento de resgate, casos onde os automóveis são depenados para posterior comercialização de peças e também ocasiões onde os veículos roubados em Passo Fundo são utilizados em outros crimes aqui mesmo ou em outras cidades da região. São várias pessoas agindo neste tipo de delito" destacou.

O aumento do roubo e do sequestro pode estar associado ao fato de que o assaltante precisa da chave original do carro para fugir, já que cada vez mais os automóveis estão cercados de dispositivos de segurança. As vítimas geralmente são levadas e abandonadas em locais ermos, no sentido de impedir que a polícia seja acionada logo em seguida, facilitando assim a fuga dos assaltantes.

De acordo com dados da Brigada Militar, em 2008 foram 722 veículos furtados ou roubados em Passo Fundo. No ano seguinte houve redução de quase 20% nos casos, ficando este tipo de delito em 578 ocorrências. Neste ano, de janeiro até agora, o delito chega à casa dos 325 casos.

Defrec e BM prendem ladrões de carro

Um homem de 24 anos conhecido pelo apelido de Rudi foi preso ontem à tarde pela Defrec. Ele estava com prisão preventiva decretada devido ao envolvimento no roubo de um Polo que pertencia a um comerciante de 31 anos, ocorrido no mês passado, em Passo Fundo. O acusado prestou depoimento e foi recolhido ao presídio. Já na noite de ontem, três homens foram presos pela Brigada Militar, depois que roubaram uma EcoSport que estava em uma empresa próximo à saída para Erechim, no bairro São José. Logo depois do roubo, a BM realizou buscas e encontrou os bandidos na ERS-324, próximo a Pontão. Houve troca de tiros com os policiais. De acordo com o major Adair Zanoteli, comandante do 3° RPMon, um dos bandidos acabou sendo ferido na perna por um disparo de arma de fogo e foi hospitalizado. O carro foi recuperado e os assaltantes foram recolhidos ao presídio. As armas que os ladrões usavam foram descartadas pelos acusados. Um fato que chamou a atenção da BM, é que dois dos presos cumpriam pena no Presídio Regional no regime semiaberto. "Estes detidos tinham autorização da Justiça para sair durante o dia para trabalhar e só retornar ao presídio durante a noite. No entanto, estavam cometendo crimes" argumentou o comandante.

Gostou? Compartilhe