Eder Calegari/ON
O roubo de veículos e o tráfico foram os crimes que tiveram aumento de registro em Passo Fundo. Os dados são da Brigada Militar, em um comparativo apresentado ontem, que analisou os delitos do primeiro semestre de 2010 ao mesmo período do ano anterior. Os índices de criminalidade foram divulgados em um encontro realizado na Fazenda da Brigada Militar que reuniu comandantes e demais oficiais das guarnições da BM.
De uma maneira geral, segundo as informações fornecids pela Brigada Militar, os crimes diminuíram na sua grande maioria. Para o coronel Pedro Luiz Lima, comandante do CRPO (Comando Regional de Policiamento Ostensivo) Planalto, responsável por 83 municípios da região, houve um aumento da produtividade e das ações policiais em todos as cidades, inclusive Passo Fundo. "Conseguimos um acréscimo de agentes, foram 160 novos PMs formados, e obtivemos novas viaturas. Garantimos o patrulhamento com pelo menos quatro policiais militares em cada uma das cidades" destacou.
Enquanto o furto de automóveis apresentou queda, o roubo, quando existe ameaça e uso de arma pelo assaltante, aumentou. A explicação pode estar no fato de que os ladrões encontram dificuldade para furtar veículos devido aos dispositivos eletrônicos de segurança e há a necessidade da abordagem para a vítima entregar as chaves. Sobre o tráfico de drogas, o comando da BM apontou os dados das prisões de traficantes e o fechamento de bocas de fumo, consequências das denúncias anônimas, como razão para a maior evidência deste delito no primeiro semestre do ano.
Providências para o segundo semestre
A Brigada Militar informou que mais 20 câmeras de monitoramento eletrônico devem ser instaladas em diversos pontos do Centro e nos bairros. Os equipamentos estão em fase de aquisição com recursos do Pronasci. Assim como ocorre com as oito câmaras já em funcionamento em Passo Fundo, as imagens geradas serão monitoradas na Sala de Operações. A BM pretende ainda ampliar as reuniões com as comunidades rurais e com os representantes das associações de moradores bem como manter em funcionamento o Posto Comunitário Móvel. O treinamento e a capacitação dos policiais militares também é outra preocupação da corporação e devem ocorrer no decorrer do ano.
Tecnologia para patrulhas rurais
O tenente-coronel João Darci Gonçalves da Rosa, comandante do 3º Regimento de Policia Montada, garantiu que existe o projeto de aumentar, de duas para nove, o número de patrulhas rurais, como estratégia para fortalecer a segurança nas áreas mais afastadas. Conforme o comandante, já está sendo realizado o georeferenciamento das ocorrências policiais. Isso vai permitir o mapeando das zonas de maior delito, quantificando e qualificando os crimes por espécie. O procedimento vai disponibilizar mais informação aos policiais, que terão equipamentos GPS e computadores portáteis nas viaturas.
O objetivo é oferecer o máximo de dados aos PMs durante as buscas e ocorrências. Inicialmente, as patrulhas rurais devem ser equipadas com a tecnologia. O mapeamento eletrônico das áreas e dos crimes começou pela região de Erechim e deve ser concluída em toda a área de atuação do CRPO Planalto até o final de novembro.
Destruição de caça-níqueis
A Brigada Militar destruiu ontem os componentes de 50 máquinas caça-níqueis. O material é procedente de apreensões realizadas neste ano em bares e estabelecimentos comerciais, onde funcionavam clandestinamente os jogos de azar. As peças e periféricos, como telas de LCD, teclados ou CPUs, foram previamente removidos e serão reutilizados pela BM ou por instituições previamente determinadas pela Justiça. Foram usadas na destruição das máquinas, um trator esteira e um rolo compactador.