Traficante é preso no bairro Vera Cruz

Polícia localizou drogas, dinheiro e arma com acusado. Só neste ano foram mais de 200 ocorrências na região de Passo Fundo envolvendo o tráfico, 40% a mais que no ano passado

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Eder Calegari/ON

Já passa de 200 o número de ocorrências policiais atendidas pela Brigada Militar em Passo Fundo e na região do CRPO (Comando Regional de Policiamento Ostensivo) – Planalto, envolvendo o tráfico de drogas. O dado é referente ao primeiro semestre do ano e revela que este tipo de delito aumentou em mais de 40%, se comparado com o mesmo período de 2009 quando foram registradas 145 ocorrências deste tipo. Em muitas das abordagens feitas pela polícia, a prisão do traficante é realizada. Em Passo Fundo, foram 50 presos por tráfico no primeiro semestre, somente pelo 3° RPMon, além das detenções executadas pelo BOE (Batalhão de Operações Especiais). Na noite de segunda-feira, depois de monitorar o local e constatar a venda e o consumo de drogas, o Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar fechou mais um ponto de tráfico no bairro Vera Cruz. Uma pessoa foi presa. Drogas, dinheiro e uma arma foram apreendidas.

A boca de fumo
O ponto de venda e consumo de drogas funcionava em uma pequena casa à beira trilho, atrás de um condomínio da avenida Rio Grande, no bairro Vera Cruz. O trabalho de monitoramento da polícia revelou que o local era movimentado durante o dia e também à noite, quando usuários buscavam por drogas. A prisão do traficante foi depois que uma viatura estava realizando patrulhamento de rotina nas proximidades. Um indivíduo tentou fugir da polícia e se esconder na casa, porém, foi perseguido e identificado, sendo detido em seguida. Os policiais apreenderam uma pistola calibre 6,35 de fabricação americana, municiada com dois cartuchos. A arma estava na cintura do acusado, um homem de 30 anos conhecido pelo apelido de Mandioca. Os agentes apreenderam também objetos que haviam sido trocados por drogas, além de 31 pedras de crack e cinco buchas de maconha prontas para comercialização. Vales transporte e uma quantia em dinheiro também foram apreendidos. O acusado foi levado para a delegacia onde foi autuado em flagrante e recolhido ao Presídio Regional. Outras duas pessoas que estavam na casa, entre elas uma mulher, foram levadas para a delegacia, ouvidas como testemunhas e liberadas.

Denúncias pelo 190
De acordo com o Tenente Coronel João Darci Gonçalves da Rosa, comandante do 3° RPMon, o sucesso das operações policiais se devem principalmente pelo apoio da comunidade. “A BM recebe diariamente denúncias de pontos de tráfico de entorpecentes seja por telefone, através do 190, ou pelo contato direto com os policiais, na rua, durante patrulhamento. Todas as informações são checadas pelo serviço de inteligência, assim conseguimos monitorar estes elementos, entender como agem e conseqüentemente, tirar da sociedade os indivíduos criminosos” destacou o comandante.

Para o segundo semestre de 2010, o comandante estima que ocorra em Passo Fundo uma redução nos delitos envolvendo drogas, visto a atuação da polícia, tanto civil como militar, e pelo fato de muitos traficantes estarem recolhidos ao presídio.

Gostou? Compartilhe