BM divulga números finais da Operação Centauro Verde

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) realizou nesta segunda-feira (23) a Operação Centauro Verde na região Planalto do Estado. A mega operação realizada nos municípios de Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Moliterno, Ciríaco, Tapejara e Água Santa resultou em 14 prisões e na apreensão de 60 armas, sendo 26 revólveres, 32 carabinas e duas pistolas, além de 1.100 munições. É a maior apreensão de armas realizada em uma única operação do Comando Ambiental e uma das maiores da Brigada Militar.

Também foram apreendidos 184 galões de agrotóxicos, sendo alguns litros de produto falsificado; três motosserras; 17 metros estéreos de lenha de árvore nativa (angico); 200 galos de rinha; quatro papagaios-charão, cuja espécie está ameaçada de extinção; 24 celulares;15 computadores, impressoras e notebooks; 150 metros de redes de pesca de malha irregular; 36 bovinos sem origem identificada; 100 quilos de carne de gado sem procedência; quatro quilos da carne de um veado e uma cutia abatida.

 Conforme o comandante do CABM, coronel Jorge Luiz Agostini, o principal objetivo da operação foi reprimir os crimes de caça. “A caça é proibida no Brasil. Só é permitida a caça esportiva de algumas espécies exóticas, quando o Ibama as define e autoriza por portaria”, explicou o coronel Agostini. “A pesca também tem legislação específica e existe muita atividade predatória, com equipamentos que não são permitidos”, alerta o comandante. Ele também afirmou que o Comando Ambiental passa a atuar de forma mais preventiva, por meio do trabalho do setor de inteligência, no lugar de atender apenas denúncias.

 A atividade envolveu 140 policiais militares e 30 viaturas, sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão expedidos pela Comarca de Casca.Além do efetivo do CABM, participaram da operação policiais militares do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Planalto, por meio do 3° RPMon, do  1° Batalhão Rodoviário, do 3° Batalhão de Operações Especiais e do 7° Comando Regional de Bombeiros.

Gostou? Compartilhe