Eder Calegari/ON
A Policia Civil divulgou na sexta-feira, a identificação dos autores da morte de Valmir Amaral Brizolla, 34 anos. A investigação que levou a autoria do crime foi feita em menos de 24 horas após a polícia ter aberto o inquérito. Valmir foi encontrado morto na manhã de quinta-feira, (26), no banco de trás de um automóvel Santana com placas de Nova Friburgo-RJ. A vítima foi atingida por um tiro de revólver na cabeça que atravessou o vidro do veículo. O carro estava abandonado com as portas abertas, faróis ligados e a chave na ignição, na rua Princesa Isabel, próximo à ponte, no acesso à vila São Luiz Gonzaga.
De acordo com a delegada Daniela de Oliveira Mineto, titular da 1ª Delegacia de Polícia, os acusados são dois jovens, um deles, 18 anos, morador do bairro Petrópolis e outro de 22 anos, que reside no bairro São Cristóvão. O primeiro denunciou que o segundo acusado foi quem desferiu o disparo matando Valmir. Porém, o jovem de 22 anos, se apresentou à polícia na companhia de um advogado e disse que só vai se manifestar em juízo.
A motivação do crime
Segundo a delegada, o crime teria sido motivado pelo consumo de drogas. “Na versão do envolvido que prestou o depoimento à polícia, foi apurado que os três estariam em uma casa noturna da cidade. Em dado momento eles teriam combinado em sair do local para consumir crack e assim o fizeram. Durante o consumo do entorpecente houve um desentendimento entre a vítima e o rapaz de 22 anos, que estava armado com um revólver. Foi quando o individuo sacou a arma e atirou na cabeça de Valmir” explicou a delegada.
A arma do crime não foi encontrada. O acusado de ter atirado na vítima, chegou a sair da cidade com a esposa e o filho, e chegou a comentar com a família que teria matado um homem. Os dois suspeitos não possuem antecedentes criminais e vão responder ao processo em liberdade. Este foi o 35º homicídio do ano em Passo Fundo.
Entenda o caso