Bruno Todero/ON
Um dos três autores do latrocínio que vitimou o adolescente Eloir Tillwitz Roehrig, então com 16 anos, crime ocorrido em 3 de julho do ano passado, foi preso ontem na Operação 24 horas da Polícia Civil. Rudimar de Moura Macena, de 29 anos, foi capturado por agentes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente em sua residência, no Parque Recreio, na manhã de ontem. Contra ele havia mandado de prisão expedido pela comarca local por participação no assassinato de Eloir, morto com um tiro no pescoço durante assalto a um mercado do bairro Nossa Senhora Aparecida. O acusado agiu em companhia de outros dois homens, que já estão presos.
A PC também capturou o foragido Adriano de Moraes dos Santos, 23 anos, conhecido como "Colono". Ele foi preso na tarde de ontem, na rua Imbé, vila Dona Júlia, por agentes da 1ª Delegacia de Polícia. O jovem tinha condenação de quatro anos de reclusão por crimes de roubo e extorsão. Ele é apontado pela polícia como um dos mais atuantes ladrões de ônibus da cidade.
Segundo o delegado regional da Polícia Civil, Paulo Videla Ruschel, durante as 24 horas de operação, realizada entre quarta e quinta-feira, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão nos 29 municípios que compreendem a 6ª Delegacia Regional, resultando em 14 capturas. Em Passo Fundo, foram oito prisões de foragidos e uma em flagrante, realizada ainda na tarde de quarta. Trabalharam na operação 63 policiais civis.
Outras prisões
O aposentado Edegar Texeira, de 68 anos, foi preso por agentes da DPPA na rua São Jerônimo, vila Hípica. Contra ele existia mandado de prisão por ter ateado fogo na casa de uma mulher, colocando em risco a vida dela e de vizinhos. Foram capturados ainda os foragidos Cristiano dos Santos Oliveira, 29 anos, Lindomar Ribeiro da Silva, 32 anos, Paulo Valdir Silva, 34 anos, e Carlos Alexandre da Silva Oliveira, 28 anos. Somam-se a esses ainda o traficante preso pela Defrec na quarta-feira, em uma casa da vila Entre Rios.
371 prisões no Estado
Em todo o Estado, a operação resultou em 371 prisões. A Polícia Civil ainda apreendeu 70 armas de fogo, 637 gramas de maconha, 8,2kg de cocaína e 7.265 pedras de crack.
BM também prendeu
Paralelamente à operação da Polícia Civil, a Brigada Militar também empregou grande efetivo em todo o Estado para ofensivas contra o crime entre quarta e quinta-feira. Foram 305 prisões, além da apreensão de 13 armas, 300 gramas de entorpecentes e 26 máquinas caça-níqueis.