Após confusão e tiroteio, futebol amador tem rodada cancelada

Uma reunião na próxima quinta-feira entre a Brigada Militar e a Sedec deve encaminhar uma solução para a falta de segurança nos estádios em dia de jogos

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Os jogos do Campeonato Municipal de Futebol Amador foram cancelados até que haja um acordo entre a secretaria de Desporto e Cultura (Sedec) e a Brigada Militar que garanta mais segurança nos estádios nos dias de jogos. A decisão foi tomada depois do desfecho da partida entre o Cruzeirinho e o Boca Júnior, realizada na tarde de domingo no Estádio Delmar Sittoni, na vila Dona Eliza. Após o apito final, uma confusão entre torcedores, do lado de fora do campo, terminou com três pessoas feridas, uma delas por um disparo de arma de fogo.

Testemunhas relataram que a Brigada Militar não estava no local no momento da confusão, e que uma guarnição havia apenas passado pelo estádio enquanto o jogo ainda estava em andamento. O autor dos disparos, identificado na ocorrência policial, não foi preso. Quando da chegada da polícia, ele teve o veículo revistado, mas a arma não foi encontrada.
Nesta segunda-feira, o secretário de Desporto e Cultura, César Augusto dos Santos, revelou à reportagem que, em reunião realizada antes do início do campeonato, foi firmado um acordo entre a secretaria e a Brigada Militar para que esta fizesse a segurança dos jogos. Segundo Santos, no início da competição, aconteciam quatro jogos simultaneamente e a guarnição da BM fazia a ronda nos estádios. Neste domingo, porém, apenas dois jogos foram realizados, um no estádio Delmar Sittoni e outro no Vermelhão da Serra. “O Sittoni é um local público e conforme o acordo a responsabilidade de segurança do estádio é da Brigada Militar”, garante o secretário.

O major Adair Zanotelli, que responde interinamente pelo 3º Regimento de Polícia Montada, confirmou que houve um acordo entre a corporação e a Sedec, e frisou que a guarnição destacada para a segurança no estádio Delmar Sittoni cumpriu com seu papel. “Fizemos a segurança, mas a confusão aconteceu do lado de fora do estádio, quando já havíamos deixado o local”, afirma. Três viaturas foram deslocadas até o local após a ocorrência.

Reunião deve encaminhar solução
A Sedec agendou para esta quinta-feira (9) uma reunião entre o prefeito Airton Dipp, representantes da Brigada Militar e as equipes classificadas para as fases finais do campeonato para definir o andamento do certame. Enquanto isso, os jogos estão cancelados. No ano passado, a violência fez com que a equipe do Guarani da Planaltina desistisse da competição.
 
As vítimas
Em relação as vítimas do incidente, duas, entre elas uma menina de 13 anos, foram atendidas no Hospital São Vicente de Paulo e liberadas ainda no domingo. Já o aposentado Arnaldo Tironi, de 63 anos, baleado com um tiro nas costas, continua internado em observação. Ele não corre risco de morte. O tiroteio e a briga estão sendo investigados pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Gostou? Compartilhe