Eder Calegari/ON
O Grupo de Mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Passo Fundo realizou uma atividade de demonstração dos novos equipamentos individuais de mergulho para operações de busca e salvamento. Os materiais foram comprados com recursos do Funrebom (Fundo de Reequipamento dos Bombeiros), cujas verbas surgem das taxas oriundas do próprio trabalho dos bombeiros nas fiscalizações, liberação de projetos, controles e vistorias em edificações e estabelecimentos que necessitam de alvará deste porte para o funcionamento.
De acordo com o Tenente Coronel Paulo Ricardo Farias, comandante do 7° Comando Regional de Bombeiros, os equipamentos vão proporcionar melhores condições de trabalho nos 150 municípios atendidos pelo grupo de mergulho, oferecendo eficiência e segurança no resgate, nas buscas e nos salvamentos aquáticos. No Estado, os bombeiros possuem quatro unidades de mergulho sendo que um delas está instalado na cidade. As outras três ficam em Santa Maria, Rio Grande e Porto Alegre. Conforme o Tenente Coronel Petersen, existe a necessidade periódica de substituição das roupas e dos materiais para mergulho a fim de garantir a própria segurança dos mergulhadores.
Exercícios na água
A temperatura baixa da água da pedreira não intimidou os bombeiros que simularam situações adversas de salvamento aquático. O serviço em Passo Fundo é coordenado pelo Tenente Paz, que nas demonstrações de ontem à tarde orientou o trabalho da equipe no resgate a uma possível vítima de afogamento no lago localizado na pedreira da Brigada Militar, próximo à ERS 135 no bairro São José. A atividade serviu como treinamento e adaptação dos bombeiros aos novos materiais. Paramentados de forma adequada, os mergulhadores e auxiliares foram até um ponto do lago e desceram em diferentes profundidades. Um bote inflável com motor deslocou os bombeiros em diferentes pontos do lago.
Outras aquisições
O Tenente Coronel Farias destacou ainda a aquisição de quatro novos veículos Celta, adquiridos neste ano através do Funrebom e que vão reforçar a frota do 7º Comando Regional de Bombeiros em atividades administrativas e de fiscalização. Foram investidos R$ 106 mil na compra dos veículos. A corporação estuda ainda, a compra de capacetes próprios para o combate ao fogo em altas temperaturas, na qual as viseiras são fabricadas com pó de ouro, material que oferece maior resistência e proteção aos bombeiros durante o combate as chamas. O Grupo de Mergulhadores também deve ter aumento no efetivo. Dois bombeiros vão realizar as provas em Porto Alegre e devem iniciar a formação nesta área.
Novos equipamentos para os bombeiros
· 1 min de leitura