Eder Calegari/ON
Um apenado do regime semiaberto, que havia deixado o Albergue do Presídio Regional na manhã de ontem, foi morto a tiros no bairro São Luiz Gonzaga, a poucas quadras do presídio. Elton Érico Langorte Moraes, 25 anos, cumpria pena por crimes de roubo e furto. Segundo testemunhas, o homem caminhava na calçada quando dois elementos tripulando uma motocicleta e sem capacete, se aproximaram. Após uma rápida discussão, o caroneiro da moto desferiu mais de 10 disparos. A vítima tentou fugir, pulou um muro de uma residência e caiu no pátio de uma casa, onde acabou morrendo. Populares acionaram a Brigada Militar. De acordo com uma moradora, antes de fugir, o atirador deixou cair a pistola. Segundo ela, o homem voltou calmamente, pegou a arma e fugiu na moto pilotada pelo comparsa.
Buscas foram realizadas, mas a dupla não foi localizada. A moradora da casa onde ocorreu o crime relatou que estava lavando roupas quando foi surpreendida com o barulho dos tiros. Ela se jogou no chão e uma das balas atravessou a porta da garagem e por pouco não a atingiu. Agentes da 1ª Delegacia de Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias estiveram no local do crime. O corpo foi encaminhado para necropsia. Uma das suspeitas da motivação do crime é o possível acerto de contas entre os envolvidos. Com esta morte sobe para 38 o número de homicídios registrados neste ano em Passo Fundo.
Situação é normal dentro do presídio
Apesar dos últimos episódios ocorridos no presídio, o diretor da casa prisional, Olmir Paludo, afirma que a situação dentro da penitenciária está dentro do controle. O local continua sofrendo com a superlotação. O estabelecimento possui 307 vagas e tem 641 apenados no regime fechado e outros 214 no regime semiaberto. A Corregedoria-Geral da Susepe instaurou sindicâncias para apurar os casos onde, na tarde de quarta-feira (15), presos escavaram um túnel com mais de 2 metros, quando estavam no horário do banho de sol, no pátio do presídio. Já na semana passada, um apenado de 30 anos ficou gravemente ferido com estocadas que atingiram o tórax, desferidas por outro preso. O detento permanece hospitalizado e não corre risco de morte. Na tarde de ontem, segundo informações, o preso estava internado sem custódia policial.
A assessoria de imprensa da Susepe, afirmou que serão tomadas as devidas providências assim que as sindicâncias forem concluídas.