Eder Calegari/ON
O mês de setembro chega ao final apresentando diminuição em dois dos delitos que apareciam entre os mais cometidos em Passo Fundo nos meses de janeiro a setembro de 2009. Os indicadores da criminalidade da Brigada Militar de Passo Fundo, que são os registros mensais dos crimes, mostram que no número de assaltos a ônibus ocorridos na cidade houve 41 casos a menos, uma redução de 17%. Diminuição também no número de furtos de veículos, que caiu de 268 casos para 184 no período.
Para o Tenente-Coronel João Darci Gonçalves da Rosa, comandante do 3° RPMon (Regimento de Polícia Montada) da Brigada Militar de Passo Fundo, a diminuição dos delitos se deve principalmente ao fato de hoje haver maior efetivo empregado nas ruas, o que reforça o patrulhamento. O comandante explicou que a incidência de assaltos a ônibus diminuiu também pela contribuição da comunidade. "As pessoas estão denunciando mais e nos passando informações e características que levam a BM a realizar prisões. Muitos dos assaltantes de ônibus foram detidos graças ao apoio da comunidade", destacou.
Apesar desta redução, os casos de roubo de veículos, aqueles onde existe a presença das vítimas durante a ação criminosa, subiu 52% no mesmo período, ultrapassando a casa dos 210 registros. O comandante explicou que os bandidos mudaram a linha de ação. "Os automóveis estão cada vez mais equipados com dispositivos de segurança, travas e alarmes o que acaba por inibir o furto. Os assaltantes estão agindo quando as vítimas estão dentro dos carros, pois precisam das chaves do automóvel para levar o veículo, por exemplo", explicou o comandante, que ainda alertou que a maioria dos roubos ocorre em locais ermos e principalmente quando a vítima está distraída.
O levantamento estatístico do período mostra ainda que aumentaram as prisões dos foragidos e as detenções efetuadas em flagrante onde ocorreram 240 casos.