O final de semana foi de acréscimo de policiais nas ruas de Passo Fundo, motivado pela escolha dos candidatos na campanha eleitoral de primeiro turno. Entre a tarde de sexta-feira (01) e o domingo (03), cerca de 50 homens foram empregados em cada turno de serviço realizado pela Brigada Militar com o objetivo de manter a ordem e a segurança durante o período de votação.
De acordo com o Tenente-Coronel João Darci Gonçalves da Rosa, comandante do 3º RPMon (Regimento de Polícia Montada), esta eleição foi uma das mais organizadas já realizadas nos últimos anos. "Foram encaminhadas apenas duas ocorrências de boca de urna, realizadas fiscalizações em locais de denúncias e um caso apenas de suspeita de transporte irregular de eleitores. Foi uma eleição tranquila e dentro da normalidade" destacou o comandante.
Além do efetivo empregado e das viaturas, o Pelotão Hipo da BM também foi utilizado a partir da tarde de domingo. Já durante a noite, o trabalho foi concentrado em pontos predestinados de grande concentração de pessoas, em comitês eleitorais e locais públicos, onde poderia haver comemorações. O comandante destacou ainda que o patrulhamento de rotina e demais ocorrências, continuaram sendo averiguadas mesmo com a operação em função do período eleitoral.