Segurança: responsável por mais de 80 municípios do Norte gaúcho, CRPO-Planalto atinge quarta posição no ranking que avaliou condições estruturais e operacionais da BM, elevando em sete percentuais em relação a 2008
Eder Calegari/ON
Um salto da 11º posição ocupada em 2008, para a quarta. O CRPO, (Comando Regional de Policiamento Ostensivo)-Planalto, obteve uma das melhores posições no ranking de avaliativos realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. A colocação divulgada recentemente, leva em consideração um conjunto de 35 indicadores que são mensurados com o foco na produtividade de cada comando deixando-o atrás, apenas do Comando da Capital, Comando Metropolitano e do Vale do Taquari.
De acordo com o Coronel Pedro Luis Lima, comandante do CRPO-Planalto, são levados em consideração nesta avaliação, quesitos como as reuniões estratégicas, o número de policiais e viaturas empregados em cada município, as prisões realizadas, os foragidos da Justiça recapturados, as apreensões de entorpecentes e o fechamento de pontos de tráfico, o número de armas apreendidas entre outros fatores inerentes a atividade policial militar. “É motivo de orgulho a nossa posição atual. Vim do comando rodoviário para o CRPO-Planalto com a missão de contribuir na segurança dos 83 municípios atendidos, e de desenvolver projetos nesta área. Este resultado, da quarta posição, é conquista e mérito de todos pois, só temos bons resultados quando o comprometimento é de todo o efetivo”, destacou o Lima.
Estrutura do comando
O CRPO-Planalto destaca algumas conquistas durante os últimos anos. Segundo o comando estão em funcionamento na região nove patrulhas rurais, equipadas com efetivo e veículos especificamente para o patrulhamento nas áreas rurais dos municípios. São pelo menos 1260 policiais militares empregados nas 83 cidades abrangidas. Em se tratando do número de viaturas, são 120 a disposição da Brigada Militar sendo que 80% delas são novas, substituídas em ações como o Programa Estruturante Cidadão Seguro do governo do Estado que prevê entre outras finalidades, o reequipamento da BM. Havia uma meta em 2008 para compor pelo menos três brigadianos em cada um dos municípios. Número que foi superado em 2009 quando foram empregados no mínimo quatro policiais por cidade.
Os novos desafios
Em fevereiro de 2011 o coronel Lima deve se afastar do comando devido ao tempo de serviço na Brigada Militar, (35 anos), indo para a reserva. Conforme o coronel existem 60 projetos que contemplam a segurança pública em andamento. Alguns deles são reivindicações antigas da corporação e devem ser implementadas em breve. Entre os que fazem parte do planejamento estratégico que deve ser concluído até o próximo ano, estão o aumento do criatório de cavalos, cujos animais são utilizados pelo Pelotão Hipo, a aquisição de GPS para todas as viaturas rurais, a construção do ginásio para o treino dos alunos do Colégio Tiradentes e a instalação de um grupamento aéreo da BM, cuja aeronave deve permanecer em um hangar do aeroporto de Passo Fundo.