Aproximar a Polícia Civil e a Brigada Militar da comunidade buscando parcerias com associações de moradores são apenas alguns dos objetivos do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, que acontece até sexta-feira, (22), em Passo Fundo no CRPO, (Comando Regional de Polícia Ostensiva)-Planalto. Participam do treinamento delegados, policiais civis e 14 policiais militares que tem o papel de se tornar multiplicadores do que aprenderam na capacitação.
Conforme o Tenente Coronel Clovis Reis da Silva Júnior, chefe do gabinete de Polícia Cidadã da Brigada Militar e também um dos instrutores, a grande estratégia do curso é trabalhar a prevenção. “A segurança é papel do Estado mas deve ter a participação de todos, embora isto não seja muito bem compreendido por uma questão cultural. Neste curso buscamos formar policiais que atuem nos conselhos comunitários, que recebam e identifiquem demandas de cada bairro e que busquem a aproximação com a comunidade com a intenção de coibir a criminalidade” destacou o coronel.
As atividades são compostas, entre outros conteúdos, de uma revisão sobre os direitos humanos, a mediação de conflitos a mobilização em torno da criação de conselhos de segurança e a divulgação de resultados de estudos recentes sobre o assunto. As ferramentas de interação com a comunidade, como o uso da internet, experiências com o MSN, e-mail e outros aplicativos também foram abordados durante o treinamento que iniciou na segunda-feira, (18).
Capacitação a favor da segurança pública
· 1 min de leitura