Leonardo Andreoli/ON
Um incêndio em um mato próximo a subestação de energia elétrica do Bairro Santa Marta mobilizou o Corpo de Bombeiros de Passo Fundo por duas vezes na tarde de ontem. No local ficavam depositados os postes de rede elétrica utilizados na cidade. A cobertura de piche das estruturas e o mato seco do local facilitaram o alastramento das chamas.
De acordo com o segundo sargento Paulo Antonio Santin a área do incêndio foi de aproximadamente 300 metros quadrados. “O piche dificultou o controle das chamas. Da primeira vez mandamos apenas batedores para apagas o fogo, na segunda utilizamos água e encharcamos o terreno”, explica o sargento. Segundo ele o principal problema foi o produto tóxico largado na natureza. “Estamos há umas duas semanas sem chuva e o mato cortado está seco, com isso as chamas se propagam em profundidade e se alastra por baixo”, acrescenta.
Os motivos do incêndio não estão definidos. Ele pode ter sido causado por um toco de cigarro jogado no local, que fica próximo a uma rua, ou mesmo um caco de vidro que refletiu a luz do sol. Em Passo Fundo o Corpo de Bombeiros atende diariamente três chamados de fogo em mato.
Para evitar problemas com incêndios em épocas de seca é necessário que as pessoas evitem ao máximo as queimadas. “As vezes a pessoa queima um monte de folhas no pátio de casa, e uma fagulha largada pelos estalos do fogo pode chegar ao mato seco e causar um incêndio.”, conclui.