Atos de vandalismo praticados por adolescentes voltaram a ser registrados em Passo Fundo. Desta vez o alvo de ataque foi a Escola Estadual de Ensino Médio Mário Quintana. O fato aconteceu na mesma semana em que jovens que saiam de uma festa quebraram as vidraças de estabelecimentos comerciais na Av. Rio Grande, bairro Vera Cruz.
A direção da escola registrou boletim de ocorrência. Cinco estudantes, com idades entre 14 e 17 anos - que estudam na 6ª série do ensino fundamental e no 1º ano do ensino médio - entraram em uma sala vazia e começaram a arremessar classes e cadeiras contra as paredes. Dois deles filmaram a ação com celulares, possivelmente para divulgar as imagens na internet.
De acordo com a diretora Maria Elena Cecon Leite, não é normal o registro de depredação na escola. "Isso não é normal. Tanto é que a escola tomou a atitude de registrar o boletim de ocorrência. Não podemos encarar a depredação de bens públicos como algo normal", afirmou. Na hora do ataque, os estudantes da turma de 6ª série estavam na aula de educação física, por isso a sala estava vazia. A escola não adotará medida punitiva contra os estudantes envolvidos. "Queremos educar e dizer a eles e a toda a comunidade que a escola é lugar de respeito, de valores e de preservação do patrimônio. É dela que depende o nosso futuro", observa a diretora. As classes e cadeiras arremessadas tiveram partes entortadas, parafusos e fórmicas que se soltaram.
Melhorias
Maria Elena destaca que desde o início do ano a escola tem passado por uma série de alterações para garantir um espaço melhor aos estudantes e professores. Atualmente cerca de 880 pessoas participam das aulas em três turnos.