A Brigada Militar (BM) apresentou no começo da semana a prestação de contas do período de 2007 a 2010 à governadora do Estado, Yeda Crusius. O ato aconteceu na sede do batalhão de Aviação no aeroporto Salgado Filho. O relatório de gestão demonstrou redução de furto e roubo no Estado, e aumento de militares estaduais no período. Neste último, a média subiu para 1.480/ano, crescimento de 264,53%, se comparado a década anterior, quando a média de inclusão foi de 406/ano. O documento foi apresentado pelo comandante - geral da corporação, João Carlos Trindade Lopes.
No âmbito dos recursos humanos, 63.711 policiais militares passaram pela capacitação técnico-profissional, exigência institucional para o progresso na carreira e na qualificação no serviço prestado. Esta ação estabeleceu um marco institucional, pois até a presente data, nenhum policial militar tombou em enfrentamento. Isso demonstra a eficiência dos treinamentos, bem como a resultante positiva dos investimentos para aquisição de armas, coletes balísticos e outros EPI. A gestão de recursos humanos da Brigada Militar registrou a maior inclusão de efetivo dos últimos dez anos, 5.921 novos servidores.
A situação logística mostrava a defasagem do setor no período anterior a 2007, como sucateamento da frota de viaturas policiais, necessidade de aquisição de material bélico, urgência de aquisição de equipamentos de informática e comunicação. Realidade transformada, conforme demonstrou o relatório de gestão, a partir de aquisição de novas viaturas. Em 2007, o Estado contava com 4.221 viaturas, no atual ano, o número passou para 5.255, além da aquisição de armas de fogo, armas não-letais, e coletes balísticos.