IGP inaugura Coordenadoria Regional de Perícias

Investimento nas novas instalações foi de R$ 15,6 mil oriundos do Fundo Especial de Segurança Pública (FESP) e Tesouro do Estado do RS

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Instituto Geral de Perícias inaugurou na manhã de ontem as instalações da Coordenadoria Regional de Perícias. O local reúne o Posto de Criminalística e o Posto de Identificação, a coordenadoria se soma ao Posto Médico Legal para constituir a atuação do IGP na região do Planalto Médio do RS.

O diretor-geral do IGP, Áureo Luiz Figueiredo Martins, destacou, no pronunciamento que fez, a importância da fixação de um espaço para a atuação do IGP nas áreas de identificação e criminalística, acrescentando o planejamento da construção de uma sede regional do IGP na cidade de Passo Fundo.

Para Martins a nova estrutura vai fortalecer o posto de criminalística e posto de identificação na cidade. “Dessa forma, vai agilizar a prestação de serviços, o atendimento em Passo Fundo e em mais 154 cidades da região”, garante. Segundo ele, trabalharão no posto de criminalística seis peritos e cinco fotógrafos. As periciais criminais envolvem acidentes de trânsito com lesão, local de morte, incêndio, entre outros.  Já o Posto de Identificação trabalha para fazer a carteira de identidade.

As novas instalações do Posto de Criminalística e do Posto de Identificação, junto com o Posto Médico-Legal, passam a constituir a Coordenadoria Regional de Perícias. O investimento do governo do Estado nas instalações de Passo Fundo, por meio do alinhamento ao projeto de Reforma de Prédios da Segurança, do Programa Estruturante Cidadão Seguro, foi de R$15.686,80, oriundos do Fundo Especial de Segurança Pública (FESP) e Tesouro do Estado do RS.

O secretário municipal de Obras Públicas, Ermindo Simonetti, representando prefeito Airton Dipp, saudou a presença do IGP em Passo Fundo, ressaltando a excelência dos serviços prestados.

No final da solenidade, o diretor-geral do IGP procedeu o descerramento de duas placas alusivas ao evento. A primeira, destacando a instalação do IGP na nova sede da Coordenadoria Regional, e a outra em homenagem ao perito Jose Eduardo Branco, já falecido, e que em 2004 foi o pioneiro nas atividades periciais na região de Passo Fundo. A homenagem contou com a presença da viúva, Mirna Branco, e dos filhos.

A solenidade contou, ainda, com a presença da promotora de Justiça Cristiane Cardozo, do delegado da Receita Federal em Passo Fundo, Dorlei Francisco Maffi, dos representantes da Brigada Militar, tenentes-coronéis João Darci Gonçalves da Rosa e Fernando Carlos Bicca, comandantes do 3° RPMon e CRPO Planalto, respectivamente. Pela Polícia Civil, prestigiou a solenidade o delegado regional Paulo Videla Ruschel e pela Susepe o delegado penitenciário regional, João Carlos de Oliveira.  

Acompanharam o diretor geral do IGP o representante do Departamento de Criminalística, Alexandre Denega, e do Departamento de Identificação, Harry Luiz Spaniol. A coordenadoria regional de perícias de Passo Fundo tem a supervisão do perito Éder Nonnemacher.

Gostou? Compartilhe