Neste final de semana, o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, através de seus efetivos de Carazinho e Passo Fundo, realizaram juntamente com o 3º RPMon e BOE, operação denominada Esforço Concentrado. Na oportunidade os Policiais Militares da Patram contabilizaram três Termos Circunstanciados. Foram apreendidos três veículos por perturbação do sossego alheio, que ficaram no pátio do guincho a disposição da Justiça Especializada Criminal (JEC).
Também participaram da operação agente municipais da Prefeitura de Passo Fundo (das secretarias do meio ambiente e fazenda), os quais expediram multas administrativas no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) as pessoas flagradas.
Segundo o Capitão Paulo César de Carvalho, Comandante da 1ª Companhia Ambiental de Passo Fundo, operações semelhantes continuaram sendo desenvolvidas no Município e região, a fim de que se possa oferecer um conforto acústico para as populações expostas e consequentemente melhorando a qualidade de vida.
Evitando efeitos do ruído sobre a saúde humana conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), que relaciona os seguintes efeitos: Mudança temporária do limiar auditivo; Trauma acústico; Perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR); Interferência com as comunicações; Efeitos sobre sistema cardiovascular; Aumento da pressão arterial (PA), taquicardia; Estresse, conflitos e Interferência no sono.