Novo buraco é descoberto no presídio

Versão da matéria impressa de hoje em ON

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segurança: detentos escavaram túnel no pátio que media aproximadamente três metros de comprimento. Susepe vai investigar responsabilidades 

Eder Calegari/ON

Eder Calegari/ON
O estado de superlotação no Presídio Regional de Passo Fundo é conhecido de longa data pelas autoridades de segurança pública. São aproximadamente 700 presos em um local projetado para pouco mais de 300. Enquanto isto, a construção da nova penitenciaria próximo da BR-285 e a liberação da nova ala erguida para o semi-aberto são aguardadas para desafogar o sistema carcerário. Nesta última, problemas técnicos apontados em uma vistoria feita pelos engenheiros da Susepe, ainda no mês passado, assinalam irregularidades por parte da construtora. O tipo do material usado na composição do piso, alguns dispositivos elétricos, hidráulicos e aberturas, estão em desacordo do que fora licitado pelo governo do estado e impedem a ocupação do novo espaço até que as divergências sejam corrigidas pela empreiteira.
Em meio a este cenário, diversas foram as tentativas de fugas ocorridas na casa prisional somente neste ano. Algumas, lograram êxito porém, dos presos que conseguiram ter acesso a rua escalando os muros dos fundos do presídio, quase todos foram recapturados pela Brigada Militar. Ontem, a direção do presídio divulgou uma nova tentativa de fuga registrada no início da noite de quarta-feira, (08). Um buraco medindo cerca de três metros de cumprimento por 50 centímetros de diâmetro foi encontrado pelos agentes penitenciários que monitoravam a ação de presos em atitude suspeita deste o horário de visitas da tarde de domingo, (05). A abertura partia do pátio próximo da tubulação de esgoto, rumando em direção aos fundos do presídio. Possivelmente, o túnel tenha sido escavado por detentos que cumprem pena na galeria “A”, como apurou a direção. Foi realizado o registro da ocorrência policial e a Susepe deve responsabilizar os autores da transgressão. 

Neste semestre, outros dois buracos foram localizados no Presídio Regional. No dia 28 de setembro uma abertura com cerca de 80 cm de diâmetro foi feita no canto do alojamento B onde estavam recolhidos cerca de 50 presos. A abertura estava escondida atrás do tanque de lavar roupas da cela, sendo que no local também foram localizados 13 telefones celulares, uma quantidade  em pedras de crack, facas artesanais e até uma balança de precisão. Duas semanas antes, outro buraco havia sido encontrado. Um túnel com dois metros de comprimento por 80 cm de diâmetro foi escavado por presos durante o horário do banho de sol, no pátio do presídio, bem próximo de uma guarita policial. A movimentação dos presos já estava sendo monitorada há vários dias e como na outra tentativa, não houve fugas.

 

 

 

 

 

 

Eder Calegari/ON

A superlotação no Presídio Regional de Passo Fundo é conhecido de longa data pelas autoridades de segurança pública. São aproximadamente 700 presos em um local projetado para pouco mais de 300. Enquanto isto, a construção da nova penitenciaria, próximo da BR-285 e a liberação da nova ala erguida para o semi-aberto são aguardadas para desafogar o sistema carcerário. Nesta última, problemas técnicos apontados em uma vistoria feita pelos engenheiros da Susepe, ainda no mês passado, assinalaram irregularidades por parte da construtora. O tipo do material usado na composição do piso, alguns dispositivos elétricos, hidráulicos e aberturas, estão em desacordo do que fora licitado pelo governo do Estado e impedem a ocupação do novo espaço até que as divergências sejam corrigidas pela empreiteira.

Em meio a este cenário, diversas foram as tentativas de fugas ocorridas na casa prisional somente neste ano. Algumas lograram êxito, porém, dos presos que conseguiram ter acesso a rua escalando os muros dos fundos do presídio, quase todos foram recapturados pela Brigada Militar. Ontem, a direção do presídio divulgou uma nova tentativa de fuga registrada no início da noite de quarta-feira, (08). Um buraco medindo cerca de três metros de cumprimento por 50 centímetros de diâmetro foi encontrado pelos agentes penitenciários que monitoravam a ação de presos em atitude suspeita deste o horário do banho de sol da tarde de domingo, (05). A abertura partia do pátio próximo da tubulação de esgoto, rumando em direção aos fundos do presídio. Possivelmente, o túnel tenha sido escavado por detentos que cumprem pena na galeria “A”, conforme apurou a direção. A terra havia sido escondida em cobertores e fronhas. Foi realizado o registro da ocorrência policial e a Susepe deve responsabilizar os autores da transgressão.

Neste semestre, outros dois buracos foram localizados no Presídio Regional. No dia 28 de setembro uma abertura com cerca de 80 cm de diâmetro foi feita no canto do alojamento B onde estavam recolhidos cerca de 50 presos. A abertura estava escondida atrás do tanque de lavar roupas da cela, sendo que no local também foram localizados 13 telefones celulares, uma quantidade  em pedras de crack, facas artesanais e até uma balança de precisão. Duas semanas antes, outro buraco havia sido encontrado. Um túnel com dois metros de comprimento por 80 cm de diâmetro foi escavado por presos durante o horário do banho de sol, no pátio do presídio, bem próximo de uma guarita policial. A movimentação dos presos já estava sendo monitorada há vários dias e como na outra tentativa, não houve fugas.

Gostou? Compartilhe