A Polícia Civil deflagrou a Operação Dumbo, nesta quinta-feira (16), em Porto Alegre. Na ação foram apreendidos 142,6 mil cartões telefônicos de variadas operadoras, além de R$ 43 mil em dinheiro e cheques, sete CPUs e notebooks, diversos chips, notas fiscais, aparelhos celulares e grande quantidade de documentação.
Houve a prisão em flagrante de três homens pelos crimes de receptação qualificada e estelionato. O trabalho que contou com 40 agentes teve início em setembro deste ano. O objetivo foi desbaratar uma quadrilha que falsificava e revendia cartões de aparelho telefônico público. Após diversas diligências e interceptações telefônicas, foram deferidos e cumpridos os 16 mandados de busca e apreensão nos municípios de Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha, Esteio, Canoas, Guaíba e Erechim.
Técnicos de duas empresas paulistas que fabricam e certificam cartões telefônicos vieram de São Paulo para periciar os cartões telefônicos apreendidos e já atestaram a falsidade de grande parte do material coletado. Os indivíduos presos em flagrante foram recolhidos ao sistema prisional e ficarão à disposição da justiça.