Já foram apreendidos 1.697 kg de produtos irregulares no Litoral gaúcho durante a Operação Verão 2010/2011 da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa). A ação teve início no dia 13 de dezembro.
O volume de carnes e derivados fora dos padrões sanitários foi apreendido em barreiras de trânsito em estradas e vias da orla (477 kg) e em propriedades rurais e estabelecimentos comerciais (1.220 kg). De acordo com o técnico da Seappa, Rodrigo Etges, até agora foram vistoriadas 23 propriedades suspeitas de realizar abates clandestinos e outros 34 estabelecimentos comerciais. Três abatedouros clandestinos foram interditados, sendo um no Litoral Sul e dois no Litoral Norte.
Nas 14 barreiras sanitárias, já foram aplicados oito autos de infração e vistoriados 391 veículos. A Operação Verão conta com a participação da Brigada Militar e, em alguns municípios, também com a Polícia Civil. Em Herval, por exemplo, as três instituições vistoriaram, no último sábado, oito estabelecimentos comerciais, apreendendo 281 kg de produtos não próprios para consumo.
Agência de notícias do Governo do Estado