Natália Fávero/ON
Um ato de vandalismo chamou a atenção das pessoas que passavam pela principal Avenida de Passo Fundo na Manhã de quinta-feira (23/12). Um adolescente, de 17 anos incendiou um contêiner que estava instalado na Avenida Brasil, próximo a Sete de Setembro, no centro da cidade. O jovem foi pego em flagrante pela Brigada Militar.
Por volta das 6h30, o coletor de lixo foi incendiado por alguns adolescentes que saiam de uma festa. O contêiner ficou destruído. Um deles foi identificado pela polícia logo em seguida e confessou que cometeu a ação com a ajuda de outros jovens. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (PPPA), assinou um termo de responsabilidade e posteriormente liberado.
O contêiner foi imediatamente substituído conforme prevê o contrato com a empresa responsável pelos coletores.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Clóvis Alves, esse foi o segundo coletor queimado através de vandalismo. No final de semana passado, um outro contêiner instalado na Avenida Brasil foi incendiado. “É lamentável. Pedimos que a população denuncie. Não podemos deixar que uma minoria de pessoas estrague a imagem da cidade”, pediu Alves.
Reforço na coleta
O trabalho de coleta de lixo na cidade foi intensificado nesses últimos dias. Foram instalados mais 30 contêineres da cor azul, que são para os resíduos recicláveis, no centro da cidade para atender a demanda. Além disso, os caminhões estão passando até duas vezes por dia e um terceiro estaria reforçando a coleta seletiva. Segundo Alves, no final de ano, principalmente nos dias que antecedem o Natal e o Ano Novo, a produção de lixo aumenta em 100%, passando de 120 toneladas diárias para cerca de 200. A ideia é amenizar os transtornos que geralmente acontecem nesta época do ano. “A superprodução nesse período de compras extrapola a coleta. Passo Fundo é um pólo regional e no período de compras a demanda é maior”, ressaltou o secretário.
Nem todos os 700 contêineres foram instalados ainda. Os primeiros contêineres começaram a ser disponibilizados em novembro desse ano. Com a mudança, cinco cooperativas de catadores recebem o material reciclável. São elas as associações dos bairros Bom Jesus, Cruzeiro, Santa Marta, Donária e a Recibela, que é a cooperativa que atua no aterro sanitário. Segundo o secretário, são pagos 11 centavos por litro de resíduo armazenado, o que se torna mais viável financeiramente para o poder público. As primeiras vias a terem os equipamentos são a Avenida Brasil, as ruas Uruguai, Paissandu, Independência e transversais. O recolhimento é feito diariamente pela Codepas.
Natal e Reveillon sem coleta de lixo
A secretaria do Meio Ambiente informa que nos feriados dos dias 25 de dezembro e 1º de Janeiro, não haverá recolhimento de lixo em Passo Fundo. Nos demais dias, como 24 e 31 de dezembro, o recolhimento será normal, assinalou o secretário Clóvis Alves, pedindo que a comunidade colabore e não deposite lixo nas ruas nos dias em que a coleta não será feita.
Vândalos incendeiam contêiner
· 2 min de leitura