Setores de segurança realizam troca de comando

Brigada Militar, Susepe e Polícia Civil têm cerimônias agendadas para a próxima segunda-feira dia 3 de janeiro de 2011

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Alguns setores da segurança pública estadual realizam na próxima segunda-feira, 03 de janeiro de 2011, a troca de seus titulares. A Brigada Militar (BM) será a primeira a receber o novo comandante. A cerimônia acontece às 9h, no estádio General Cipriano da Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre.  O atual comandante, coronel João Carlos Trindade Lopes, passará o comando da BM ao coronel Sérgio Roberto de Abreu. Em caso de chuva a cerimônia será no Ginásio da APM.

O coronel Sérgio ingressou na BM em 1980, é formado no Curso de Direito pela PUC/RS e, atualmente, está em fase de conclusão do mestrado pela mesma universidade. Também é graduado em Gestão e Políticas Públicas. Até ser convidado a assumir o cargo máximo da Corporação estava de titular do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Fronteira Oeste, em Santana do Livramento. Também no mesmo dia, às 11h, no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral, no centro de Porto Alegre, ocorrerá a assunção do subcomandante-geral e do chefe do Estado Maior.

Novo titular da Susepe
A posse do novo titular da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) será realizada às 16h15min no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. Gelson dos Santos Treiesleben será o 23º titular do órgão, alçado ao cargo pelo próximo governador, Tarso Genro, e pelo futuro secretário da Segurança Pública, Airton Michels, que já foi superintendente da Susepe.

Natural de Porto Alegre, Gelson dos Santos Treiesleben, 45 anos, é agente penitenciário desde 1990. Formado em Gestão em Segurança Pública e Privada pela Ulbra, trabalhou na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, no Instituto Psiquiátrico Forense, e, em 1999, assumiu a direção do Departamento de Segurança e Execuções Penais da Susepe (DSEP), quando Airton Michels era o superintendente.

Cedido em 2003 para o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), trabalhou como assessor da direção e também foi consultor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ministrando aulas para novos agentes. Treiesleben realizou em 2009 o curso de extensão Operações de Paz e Policiamento Internacional dos Programas Viva Rio e Senasp.

Chefe da Polícia Civil

O novo Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegado de Polícia Ranolfo Vieira Júnior, tomará posse às 14h30. A solenidade ocorrerá no Auditório Cícero do Amaral Viana, no 2º andar do Palácio da Polícia, na Capital. Ranolfo Vieira ocupava, até pouco tempo, o cargo de diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).

Gostou? Compartilhe