Nos dias 15 e 16 de janeiro o 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar, com o efetivo do 1° Pelotão de Polícia Ambiental com guarnições de Carazinho e Passo Fundo efetuaram Policiamento Ostensivo de Proteção Ambiental em ambos os municípios, atendendo a ocorrências de perturbação do sossego e período defeso da fauna ictiológica (piracema).
Em Passo Fundo, um motorista foi autuado e teve o veículo apreendido por ter sido flagrado com níveis de ruído superiores aos estabelecidos por lei. Foi registrado um Boletim de Ocorrência e o processo encaminhado ao Juizado Especial Criminal da Justiça Estadual.
Já nos municípios de Tio Hugo, Ibirapuitã, Ernestina e Nicolau Vergueiro, durante patrulhamento foram recolhidos 1.050 metros de redes de pesca, 230 bóias, 70 linhas de espera e uma tarrafa. Os responsáveis pelos equipamentos de pesca não foram encontrados e foi confeccionado um termo de apreensão e destruição do material encontrado.
Os policiais apreenderam também dez quilos de pescado, como traíras, birus, carás, jundiás, tambicus, grumatãs e lambaris, peixes típicos do Rio Jacuí. Os peixes ainda vivos foram devolvidos ao rio e os que morreram foram destruídos, já que não serviam para consumo humano.