Gerson Urguim/ON
O novo chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Junior, esteve em Passo Fundo na manhã desta quarta-feira (9), para reunião com os delegados e agentes da 6ª Região Policial. Durante o encontro, ele expôs as novas diretrizes da Polícia Civil. Vieira vem percorrendo o Estado e empossando os novos delegados regionais. Porém, na 6ª Região, o comando permanece nas mãos do delegado Paulo Videla Ruschel. “Em Passo Fundo, manteremos o delegado Ruschel no comando da 6ª Delegacia Regional de Polícia. A qualidade do trabalho prestado pela equipe de delegados e agentes desta regional nos permite fazer isso”, explicou.
Para ele, o desafio maior da Polícia Civil neste momento é intensificar cada vez mais a capacidade investigativa dos agentes. “Nossa razão de existir é a investigação criminal. Passo Fundo está inserida em uma maneira moderna de investigação. Temos, por exemplo, a Operação Atacado, que prendeu 18 pessoas há alguns dias”, disse.
O chefe da Polícia Civil entregou na última segunda-feira (7), ao secretário de Segurança Pública, Airton Michels, um projeto que prevê a criação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Uma das diretrizes do projeto seria a criação das delegacias especializadas em homicídios. O Estado possui dez municípios que concentram cerca de 60 % dos casos. Passo Fundo é uma destas cidades e pode ser contemplada com uma destas delegacias. “Criando-se este departamento, existe a possibilidade de Passo Fundo receber uma destas delegacias. Mas a previsão é de que no primeiro semestre de 2012, caso o projeto seja adotado, estas delegacias sejam instaladas”, contou. Os homicídios, juntamente com o tráfico de drogas, serão as prioridades da Polícia Civil no combate ao crime.
A questão da Central de Polícia, que concentraria todas as delegacias em um mesmo local, também foi abordada no encontro. “A Central de Polícia depende de questões relativas a projeto e orçamento. A expectativa é de que até o próximo ano já exista uma definição maior em relação.”, disse o delegado Ruschel. Vieira complementou. “O Estado gasta muito com aluguéis dos prédios utilizados como delegacia, seria uma forma de conter despesas”.
A contratação de novos policiais também está prevista para os próximos meses, os aprovados no último concurso para escrivães e inspetores realizam as provas físicas neste final de semana em Porto Alegre. O curso na Academia de Polícia deve iniciar em breve e os aprovados poderão ser chamados ainda no primeiro semestre deste ano. O delegado Vieira explicou ainda que cerca de 30 novos delegados aprovados no último concurso deverão ser chamados para assumirem seus cargos. “É claro que um percentual destes novos agentes será designado para Passo Fundo”, explicou.