Após reunião com o Banco Mundial, Tarso Genro esteve no Ministério da Justiça, nesta quinta-feira (10), para tratar da liberação de R$ 49 milhões para a construção de dois presídios e reforma de mais dois. Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a resposta será breve. "Faremos o possível para atender a necessidade do Rio Grande do Sul. Determinamos que a resposta ocorra o quanto antes e acredito em uma solução."
Caso haja a liberação, os recursos serão utilizados nas reformas dos presídios de Espumoso (54 vagas) e Venâncio Aires (108 vagas), e na construção das casas prisionais de Bento Gonçalves (336 vagas) e Guaíba (672 vagas). A expectativa é de que os recursos sejam liberados ainda em fevereiro.
Na semana passada, o governador assinou um termo de ratificação elaborado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). O documento está sendo avaliado pelo departamento jurídico do ministério. A verba estava pronta para ser utilizada, mas o Governo anterior não havia assinado o convênio.