Glenda Mendes/ON
Foi pelo decreto número 1.706, de 1º de março de 1911, que foi criado o Colégio Elementar, hoje Escola Estadual de Ensino Médio Protásio Alves, que ficava em um prédio na Avenida Brasil, bairro Boqueirão, que mais tarde deu lugar à escola Círculo Operário. No ano de 1939 passou a ocupar as atuais instalações, também na Avenida Brasil, no centro da cidade, em frente à praça Tochetto.
Este ano, comemora 100 anos de atividades, sendo a escola pública mais antiga de Passo Fundo. Neste tempo, recebeu como alunos diversos personagens ilustres do município, como o atual prefeito Airton Dipp e a integrante da Academia Passo–fundense de Letras, Santina Dal Paz. E para comemorar a passagem do centenário, diversas atividades estão sendo programadas para o longo deste ano. A primeira deve acontecer no dia 1º de março.
De acordo com a atual equipe diretiva da escola Protásio Alves, no decorrer dos anos, muitas benfeitorias foram realizadas para conservação do prédio, que pela beleza da arquitetura foi tombado como patrimônio histórico do município. “Procuramos sempre oferecer um ambiente agradável e acolhedor para melhor aprendizagem dos nossos alunos. Tudo isso é realizado com auxílio da comunidade protasiana, 7ª Coordenadoria Regional de Educação e contando sempre com o apoio dos professores e funcionários, que se empenham em manter uma escola pública de qualidade, valorizando cada vez mais a pessoa humana”, destaca a direção.
A história
Escola Estadual de Ensino Médio Protásio Alves, 100 anos fazendo parte da história de Passo Fundo (*)
A história da Escola Estadual de Ensino Médio Protásio Alves remonta o século passado. Desde 1898 funcionava na cidade em uma sala isolada sob a regência da mestra Ana Luiza Ferrão Teixeira. Em 1º de março de 1911, pelo decreto 1.706, foi criado o Colégio Elementar, situado na Avenida Brasil, hoje Círculo Operário. O primeiro diretor foi Cristiano da Nóbrega Lins e o corpo docente estava constituído por Eulina Bernardes Braga, Ana Luiza Ferrão Teixeira, Carolina Lemos Schneider, Affonsino Tuffon e Diná Dias Gomes.
Em 8 de abril de 1929 foi instalado o Colégio Elementar Passo Fundo. Em 1932 haviam 1.188 alunos matriculados. Em 1939 passou a denominar-se Grupo Escolar Protásio Alves, no prédio atual. Em 1963 passou a funcionar o Ginásio Estadual Passo Fundo, criado pelo decreto 14.195, para funcionar em forma de curso noturno. A partir de 1979 a escola passou a chamar-se Escola Estadual de 1º Grau Protásio Alves. Em março de 1989, abriu o Curso Supletivo de Educação Geral em Nível de Ensino de 2º Grau.
Através do parecer número 65/98, do dia 21 de janeiro de 1998 foi aprovado o funcionamento do ensino médio na Escola Estadual de 1º e 2º Graus Protásio Alves.
Atualmente a direção é composta por Ineis Piasentini, Verônica Vieira Martinelli, Giana Timm e Jussara Savaris. A escola possui hoje 100 profissionais atuando, entre professores e funcionários e 1.120 alunos. Conta com a colaboração dos pais dos alunos, principalmente do Clube de Pais e Mestres, que é bastante presente e atuante, da comunidade em geral, da Patrulha Escolar, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e 7ª Coordenadoria Regional de Educação.
A escola funciona nos três turnos. Pela manhã, frequentam os alunos da classe especial e as turmas regulares da 7ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. À tarde, a escola recebe os alunos do 1º ano à 6ª série do ensino fundamental. À noite, funciona a Educação de Jovens e Adultos de ensino médio.
Encontra-se no Conselho Estadual de Educação o processo para aprovar o Curso Técnico em Comércio, que funcionará no turno da noite, sendo o primeiro na região, já que o nosso município se destaca na atividade comercial. O objetivo é melhor qualificar os nossos jovens, deixando-os aptos para o trabalho, abrindo um leque de opções para quem precisa trabalhar.
(*) Texto produzido pela Equipe Diretiva