Gerson Urguim/ON
Na tarde de terça-feira (1°), três criminosos, sendo dois deles menores de idade, fizeram de refém uma professora que chegava em casa, no bairro Vera Cruz. Os criminosos tripulavam um automóvel Fiat Uno, de cor preta. No momento em que a vítima chegava em casa com sua caminhonete Ford Ecosport, de cor branca, dois acusados desembarcaram do veículo. Enquanto a vítima era abordada, o Uno deu a volta no quarteirão e retornou ao mesmo local e saiu fazendo a escolta da Ecosport, com os criminosos e a vítima, que foi feita refém. Os bandidos não usavam máscaras. Uma testemunha viu a ação dos criminosos e avisou a Brigada Militar, que imediatamente saiu à procura dos dois veículos. Os carros foram localizados na BR-285, e a perseguição até a BR-135, conhecida como Rodovia Transbrasiliana, onde os bandidos desistiram da fuga e se entregaram. A vítima não teve ferimentos. Eles foram presos por guarnições do Pelotão de Operações Especiais (POE) e da Patrulha Rural. Cerca de dez policiais participaram da operação.
Durante a perseguição, um dos criminosos tentou atirar nos policiais, porém a arma, um revólver calibre 32, acabou não disparando. A arma também foi apreendida. De acordo com policiais envolvidos no episódio, a guarnição não revidou os disparos para preservar a vítima. O Fiat Uno já estava retornando para Passo Fundo quando foi abordado.
Os bandidos foram encaminhados ao Hospital São Vicente de Paulo para a realização de exames médicos e depois conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. O único criminoso maior de idade, de 25 anos, seria recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo. De acordo com o delegado Venícios Demartini, o caso dos menores, ambos de 17 anos, seria comunicado ao Ministério Público para determinar se seriam passíveis de internação no Case (Centro de Atendimento Socioeducativo), o que depende da análise da Promotoria de Justiça e posteriormente de um juiz.