Redação ON
Novos agentes penitenciários a partir do dia 8 de maio, foi o que anunciou ontem, em Passo Fundo, o superintendente substituto da Susepe Mario Pelz, durante visita de rotina ao sistema penitenciário da região. Pelz esteve no novo albergue do Presídio Regional para conhecer in loco a situação da nova casa. O PRPF e as obras do novo Presídio Estadual também foram visitados. As casas prisionais de Erechim, Getúlio Vargas, Sarandi e Carazinho incluem o roteiro e uma reunião com os diretores de presídio destas cidades foi realizada na manhã de ontem. “Queremos verificar as carências e os potenciais da região como um todo para podermos fazer uma avaliação melhor”, completa.
Para o superintendente regional da Susepe, José Marlei Frighetto, a integração destes novos agentes já era esperada. "A 4ª Delegacia Penitenciária está satisfeita, já que as necessidades foram elencadas e atendidas", afirmou.
Na reunião com os diretores das casas prisionais da região de abrangência da 4ª Delegecia Penitenciária, o superintendente avaliou a região positivamente. "Fizemos a avaliação de cada uma das casas prisionais e a região é muito bem administrada.Durante a reunião fizemos esclarecimentos quanto às diretrizes de funcionamento, o que teríamos a melhorar em cada uma delas", explicou
Presídio Regional
Sobre o PRPF, Pelz concorda que a casa prisional é antiga e está superlotada. “A lotação é uma carência de toda a região na verdade. Isso só pode ser solucionado com novas obras, com a readequação de apenados, com individualização da pena que já estamos colocando em outros lugares e os presídios novos estão sendo abertos dessa forma”, afirma. Ele complementa ainda que a falta de funcionários é outro fator que merece atenção e deve ter um reforço em breve. “Dia 8 de maio é o prazo máximo e vamos ter lotação de agentes penitenciários e a região vai ser contemplada com novos profissionais. Vamos fazer um debate para que a gente consiga determinar um número de profissionais para a região”, assegura.
Nova Penitenciária
Durante a visita às obras da nova Penitenciária Estadual,às margens da BR-285, entre Passo Fundo e Carazinho, Pelz afirmou, após reunião com o engenheiro de campo da construtora responsável, que o prazo para o término pode se estender um pouco além do previsto. "Estamos com dificuldades em relação às verbas. Existem recursos que foram para um caixa único e precisam ser resgatados".
Novo albergue
O novo albergue que está pronto, mas ainda não pode ser ocupado devido a irregularidades na construção também foi vistoriado. Pelz enfatizou que vai agilizar o início das obras de adequação, embora não tenha dado prazos concretos. “Tem uma estrutura pronta. Há algumas coisas que precisam ser adequadas, alguns problemas burocráticos, a questão da entrada que temos que modificar. Tem de ser agilizado. A visita tem esse potencial para que a gente possa verificar a situação e tentar buscar a solução mais rápida. Queremos começar o quanto antes”, disse. Segundo ele, assim que retornar a Porto Alegre dará os encaminhamentos possíveis para iniciar a obra.