PF prende último foragido por fraude em medicamentos no RS

Cassio Filipetto se entregou nessa manhã e agora segue para o Presídio Regional de Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Polícia Federal de Passo Fundo (PF) informou, por meio de uma nota, que foi preso, na manhã desta quarta-feira, o último foragido do Rio Grande do Sul suspeito de envolvimento na fraude de desvio de recursos públicos para a compra de remédios e equipamentos hospitalares. Cassio Filipetto se entregou no final da manhã e será encaminhado para o Presídio Regional de Passo Fundo.

Seu pai, Dalci Filipetto, se apresentou ontem à PF. Ele é suspeito de coordenar o esquema em Barão de Cotegipe, no Alto Uruguai, município sede de 15 empresas que participariam do esquema. Dois ainda estão foragidos: Gercílio Mendes da Silva, de Lambari d'Oeste (MT) e Marcos Sousa Ferreira, de São Félix do Araguaia (MT). Na terça-feira, Elio Sadi Amroginski, que havia sido detido depois de se apresentar na sede da PF de Passo Fundo, foi liberado.

Dos 64 mandados de prisão expedidos pela Operação Saúde, 62 já foram cumpridos. Entre os presos, há 12 secretários de Saúde. Dados do Tribunal de Contas do Estado apontam que 450 dos 497 municípios gaúchos repassaram verbas públicas para alguma das empresas supostamente envolvidas no esquema.

A Policia Federal investiga as fraude em outros seis estados, sendo que, no Rio Grande do Sul, já são 27 presos. Os suspeitos podem responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, fraude de licitações, formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro. As penas somadas poderiam chegar a 45 anos.

Rádio Guaíba

Gostou? Compartilhe