Gerson Urguim/ON
Na última terça-feira (17) o Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar fechou um ponto de tráfico na Rua Xingu, no bairro Cruzeiro. No local foram apreendidos diversos objetos sem procedência comprovada, drogas e dinheiro. Os policiais apreenderam maconha e uma droga que se pensava tratar de crack, pode, na verdade, tratar-se do oxi, uma droga ainda mais devastadora. Segundo a delegada Daniela de Oliveira Minetto, titular da 1ª Delegacia de Polícia, o procedimento é de que, toda a droga quando apreendida seja enviada para análise. O laudo deve ficar pronto em um prazo que varia entre 30 e 60 dias.
Enquanto é aguardada a confirmação da análise da droga apreendida, já existem relatos da presença do oxi mais próximo do que se imagina.
De acordo com o assistente técnico em dependência química da Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social (Semcas), Selnir Fagundes da Rosa, que trabalha junto a usuários de drogas há dez anos, o oxi já estaria presente em Passo Fundo e cidades da região.
Fagundes contou que recebeu a informação de que uma mulher, grávida de 4 meses, estaria trabalhando em uma casa de prostituição em Tapejara e que o pagamento recebido por algumas garotas de programa seria feito em oxi. “A pessoa está muito magra, apenas com um pequeno volume no abdome que denuncia a gravidez”, disse.
Também segundo Fagundes, traficantes estariam vendendo o oxi como se fosse crack em alguns pontos de venda de drogas. “Tenho certeza que esses relatos são verdadeiros. Os próprios usuários contaram que compraram a droga e o efeito era muito mais forte que o do crack”, atestou.
O oxi é composto do resto do refino da cocaína em que são acrescentados ingredientes como ácido de bateria, querosene, entre outras substâncias. Fagundes explica que, no Acre, por exemplo, onde a droga existe há cerca de dez anos, 30% dos usuários da droga morrem até um ano após começarem a fazer uso do oxi e 100% dos usuários estão mortos em dois anos uso. A droga, vendida a um preço menor que o crack, é tão potente que, o usuário tem diarréia instantânea durante o uso. O uso prolongado do oxi também causa a perda dos dentes.