Gerson Urguim/ON
A equipe de investigações da 2ª Delegacia de Polícia de Passo Fundo, coordenada pelo delegado Cláudio Edgar Trindade Belcamino, localizou, na tarde de quarta-feira (25), um depósito de automóveis furtados.
O local, às margens do quilômetro 127 da ERS-324, entre Passo Fundo e Pontão foi descoberto pelos policiais que já investigavam um possível depósito de automóveis nas proximidades.
Os policiais perceberam as marcas de pneus no acesso a uma mata fechada, que existe na entrada de uma propriedade, e, como não existem residências próximas ao local, entraram no mato onde encontraram quatro automóveis, sendo um Gol com placas de Mato Castelhano, um Santana branco e duas Parati bordô, estes com placas de Passo Fundo, todos com registro de furto nos últimos quinze dias.
Segundo o delegado Belcamino, o grupo responsável pelo furto dos automóveis encontrados já vem sendo monitorado há algum tempo, após a prisão de um membro que teria combinado o resgate com a vítima e acabou sendo interceptado pelos policiais. “Já vínhamos investigando essa quadrilha de furto e roubo de veículos com cobrança de resgate. Este local ficava fácil para eles esconderem os veículos enquanto não entravam em contato com as vítimas. Se as vítimas se negassem a pagar o resgate, eles retiravam do veículo as peças que iriam utilizar e depois abandonavam o automóvel em outro local”, explicou.
O local onde os veículos foram encontrados é de difícil acesso e causou dificuldades para a remoção, já que os caminhões do guincho só conseguiam ir até um ponto da mata fechada. Pequenas árvores foram derrubadas para que o caminhão pudesse passar.
Ainda de acordo com o delegado Belcamino, o local era utilizado pelos criminosos há tempos. “Pelos sinais encontrados no meio do mato eles vêm utilizando o local há bastante tempo. A partir de agora trabalharemos para identificar estes criminosos. Já temos alguns suspeitos e através de perícia e outras diligências que faremos acreditamos que comprovaremos a participação destas pessoas nestes delitos”, explicou o delegado.
Todos os veículos encontrados tiveram as rodas trocadas. O Santana estava sem o pneu dianteiro esquerdo, que estava sendo trocado, porém, ao que parece, a terra estava úmida, e com o peso do carro, o macaco acabou afundando.
O delegado também alerta para o fato de que pessoas não ligadas à quadrilha também teriam ligado para vítimas de furto e roubo de veículos solicitando o resgate, e as vítimas acabaram pagando o valor para restituição do veículo, porém os automóveis não foram devolvidos.
Os proprietários dos automóveis encontrados pelos policiais terão os veículos restituídos assim que os carros passarem por perícia, o que deve levar alguns dias.